Publicidade

Maior iceberg do mundo está se movendo pela 1ª vez em 30 anos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Novembro de 2023 às 19h10

Link copiado!

Jeff Schmaltz/Domínio Público
Jeff Schmaltz/Domínio Público

O maior iceberg do mundo está se movendo pelo mar pela primeira vez em mais de 30 anos. Chamada A23a, a enorme massa de gelo tem 4.000 km², um pouco menor do que o Distrito Federal, e 400 metros de largura. O enorme iceberg surgiu em agosto de 1986, quando se desprendeu de uma plataforma de gelo da Antártida e ancorou-se nas profundezas do mar, virando uma espécie de ilha gelada no Mar de Weddell. O primeiro movimento desde o seu surgimento ocorreu em 2020.

Com a ajuda de imagens de satélite, foram notadas movimentações significativas por parte do A23a, segundo a Pesquisa Antártica Britânica. A expectativa, como é com a maioria dos icebergs da região, é que o maior deles fique à deriva ao longo da Corrente Circumpolar Antártica, acabando, eventualmente, no sul do Oceano Atlântico. Como todos os icebergs, não importando o tamanho, o A23a irá derreter e desaparecer no mar.

Continua após a publicidade

Não se sabe o que causou a repentina viagem da grande massa de gelo, com alguns especialistas se perguntando se alguma mudança na temperatura das águas próximas às plataformas antárticas poderia ter provocado a movimentação do A23a. Com a falta de evidências, no entanto, o consenso entre os cientistas é de que “a hora havia chegado”.

Pódio dos icebergs

O massivo A23a perdeu, brevemente, o título de maior iceberg do mundo há dois anos. Em maio de 2021, uma enorme massa de gelo se desprendeu da Plataforma Ronne, também no Mar de Weddell, ganhando o nome de A76. Ela tinha 4.320 km², mas acabou se fragmentando em três partes diferentes, todas perdendo em tamanho para o A23a.

Já o maior iceberg de todos os tempos (ao menos que a humanidade detectou) era muito maior do que todos esses. Ele foi catalogado em 1956 e o tamanho exato não era conhecido, já que isso foi antes do advento dos satélites, mas estima-se que sua área fosse de 31.000 km², maior do que o estado de Alagoas, com 335 km de comprimento e 97 km de largura.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A palavra iceberg, em si, vem do holandês “ijsberg”, que significa, literalmente, “montanha de gelo”. Os que se formam na Antártida costumam ter o topo plano, enquanto os do Ártico, que se desprendem da Groenlândia, são pequenos e costumam ter uma silhueta irregular. Cerca de 90% da massa de todos os icebergs fica submersa, o que gerou a expressão “apenas a ponta do iceberg”, se referindo a situações onde o que percebemos é somente o início de um grande problema.

Fonte: BBC, British Antarctic Survey