Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Iceberg maior do que São Paulo se solta na Antártida

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Janeiro de 2023 às 16h59

Link copiado!

Imagem: ESA, CC BY-SA 3.0 IGO
Imagem: ESA, CC BY-SA 3.0 IGO

Cientistas britânicos reportaram o desprendimento de um enorme iceberg próximo a uma estação de pesquisa do Reino Unido na Antártida. Com 1.550 quilômetros quadrados de área, o bloco que se soltou da Plataforma de Gelo de Brunt é maior do que a cidade de São Paulo.

De acordo com anúncio feito nesta segunda-feira (23) pela British Antarctic Survey (BAS), a formação do novo iceberg é, desta vez, um processo natural que não está relacionado com as mudanças climáticas. Esse fenômeno é conhecido como destacamento (calving, no inglês). O bloco será provavelmente nomeado como A-81, com a letra correspondendo ao quadrante da Antártida de onde o iceberg se originou e o número sequencial. 

Continua após a publicidade

O iceberg se soltou quase uma década após a descoberta de uma enorme fenda na plataforma de Brunt. Quando ela encontrou a rachadura de Halloween — que ganhou este nome por ter sido descoberta no dia 31 de outubro de 2016 — os cientistas souberam que era questão de tempo até que o destacamento ocorresse. Logo após a descoberta, a base móvel de pesquisa britânica localizada na plataforma chegou para não ficar à deriva caso o rompimento acontecesse.

No ano passado, um outro enorme bloco de gelo, desta vez de 1.270 km², já havia se destacado na região.  Ainda não se sabe qual pode ser a trajetória deste novo iceberg nem quanto tempo ele deve levar até derreter.

Fonte: ESA