Publicidade

O maior iceberg do mundo está a caminho de desaparecer

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Novembro de 2022 às 17h20

Link copiado!

Imagem: Lauren Dauphin/NASA Earth Observatory
Imagem: Lauren Dauphin/NASA Earth Observatory

Após passar um período flutuando lentamente ao redor da Antártida sem derreter, o maior iceberg presente no mundo hoje pode ter seus dias contados. Imagens de satélite mostram o enorme fragmento de gelo chamado A-76A seguindo um rumo que deve levar ao seu desaparecimento.

O A-76A já é uma parte de outro iceberg maior. Ele se formou quando o iceberg que detinha o título de maior do mundo se rompeu em três pedaços em 2021. Com 135 km de extensão e 26 de largura, o bloco fazia parte da plataforma de gelo de Ronne, no oeste da Antártida.

Continua após a publicidade

Em imagens capturadas por satélite em 31 de outubro, o iceberg foi visto se encaminhando para a Passagem de Drake, a faixa do oceano que separa a América do Sul e o continente de gelo. A Passagem de Drake é um “corredor da morte” para os icebergs. Ao chegar lá, eles são rapidamente levados para leste e, depois, em direção à águas mais quentes ao norte.

O A-76A vem resistindo ao derretimento por muito tempo, perdendo pouquíssimo gelo desde maio do ano passado, mas não se espera que ele resista a esse novo caminho. Contudo, sua trajetória e tempo de vida restantes não são conhecidos com exatidão.

Recentemente, outro iceberg que já ocupou o posto de maior do mundo estava fadado ao fim. O A68a, que deteve o título por três anos, foi rompido pela ação de correntes marítimas em mar aberto, para a surpresa dos cientistas.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com