Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Erupção do vulcão em Tonga não vai resfriar o clima terrestre

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Março de 2022 às 13h40

Link copiado!

Tonga Weather Service
Tonga Weather Service

A erupção do vulcão submarino em Tonga, que aconteceu no sul do Pacífico em janeiro deste ano, não vai resfriar o clima da Terra, segundo estudo liderado pela Academia de Ciências da China. A análise foi baseada na localização do vulcão e da quantidade de aerossóis expelidos pela atividade vulcânica.

Poderosas erupções vulcânicas, como a que ocorreu com o vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai em janeiro, têm o potencial de afetar o clima da Terra em um curto prazo. Embora as cinzas vulcânicas da atividade vulcânica em Tonga tenham atingido altitudes recordes, este não será o caso.

Continua após a publicidade

Segundo a nova análise, que confirma projeções anteriores, o efeito de resfriamento do vulcão em Tonga pode variar entre 0,004 °C no hemisfério norte e 0,018 °C no hemisfério sul — uma estimativa até menor do que apontado anteriormente. O resfriamento do clima depende da quantidade de dióxido de enxofre presente na pluma vulcânica. Na atmosfera, essas partículas de aerossol desviam os raios solares, diminuindo a quantidade de energia que entra no sistema terrestre.

A erupção do Monte Pinatubo nas Filipnas, em 1991, por exemplo, produziu um resfriamento de 0,6 °C que persistiu na região por quase dois anos. Essa atividade lançou até 50 vezes mais dióxido de enxofre do que a erupção do vulcão submarino em Tonga.

Segundo o pesquisador Tianjun Zhou, coautor do estudo, as emissões de erupções vulcânicas do hemisfério sul estão “amplamente confinadas” no mesmo hemisfério e nos trópicos, por isso afeta menos o hemisfério norte.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores ressaltaram que a análise é provisória, baseada em modelos que consideraram a latitude em que partículas de sulfato foram lançadas. O problema é que existem poucos registros de erupções dessa magnitude no registro histórico do hemisfério sul.

A equipe usou 70 erupções vulcânicas dos últimos mil anos e observou o efeito médio global na superfície cerca de um ano após as atividades. Além disso, eles compararam a análise com seis grandes erupções tropicais bem documentadas (como a do Monte Pinatubo) para confirmar as projeções.

A pesquisa foi apresentada no periódico científico Advances in Atmospheric Sciences.

Fonte: Advances in Atmospheric Sciences, Via Space.com