macOS Monterey já está disponível para download e atualização

macOS Monterey já está disponível para download e atualização

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Outubro de 2021 às 14h00
apple

Nesta segunda-feira (25), a Apple cumpriu o a promessa da semana passada e lançou o iOS 15.1, o iPadOS 15.1 e, finalmente, o macOS Monterey. O sistema operacional da empresa de Tim Cook para computadores sai do período de testes para as máquinas do público geral com um pacote robusto de novidades, ajustes visuais e íntima integração com as atualizações vizinhas.

O macOS Monterey abraça tudo que a Apple pensou para a nova geração do ecossistema: recursos inéditos para o FaceTime (incluindo o SharePlay), novo app Notas, modo Foco, Modo Pouca Energia, atualizações de áudio nos AirPods e todos os recursos do iCloud+.

Novidades do FaceTime são interessantíssimas para ter um tempo de qualidade com amigos e familiares pelo PC (Imagem: Reprodução/Apple)

Controle Universal e novo Safari

Uma das adições mais interessantes é o Controle Universal, ferramenta que permite controlar múltiplos dispositivos com um só mouse e teclado. A adição aproveita os ajustes finos da Apple para proporcionar mais usabilidade, como transferir arquivos entre dispositivos com o “arrasta e solta” e muito mais.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Outras adições também estão no Safari, o navegador da Apple. O visual do app alterou a barra de abas, agora mais compacta para dar mais foco ao conteúdo acessado, e há finalmente o agrupamento de guias, recurso comum (e essencial) de outros navegadores, como Chrome e Edge — mas aqui com um “toque Apple” e sincronização entre dispositivos.

macOS Monterey abraça as novidades do ecossistema (Imagem: Reprodução/Apple)

Sistema mais maduro para o Apple M1

Essa é a segunda versão do sistema operacional da casa para os Macs desde a introdução do Apple M1, processador ARM proprietário da companhia. Sendo assim, usuários podem esperar uma atualização mais amadurecida e adaptada ao novo chip, capaz de extrair o máximo de desempenho.

O anúncio da data de lançamento do novo macOS aconteceu durante o Apple Unleashed, evento em que a Apple apresentou a nova geração do MacBook Pro, com o característico notch na tela, e a nova geração de processadores Apple M1 Pro e M1 Max.

Como sempre, a atualização será distribuída gradativamente entre usuários e verificar atualizações é bem simples — confira o passo a passo. Talvez, o seu Mac não receba a compilação logo hoje, mas você não vai precisar esperar muito até que o pacote fique disponível para download.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.