Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linux 5.13 ganha versão de testes com suporte aos chips Apple M1

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Maio de 2021 às 12h19

Link copiado!

Linux 5.13 ganha versão de testes com suporte aos chips Apple M1
Linux 5.13 ganha versão de testes com suporte aos chips Apple M1

O kernel Linux finalmente recebeu suporte para o processador Apple M1. O chipset embarcado computadores da Maçã foi incluído na versão 5.13 do sistema operacional livre, ainda em testes entre usuários voluntários dentro da Release Candidate.

A saga para incluir o suporte do M1 no Linux perdura desde que o processador foi lançado, lá em novembro de 2020. Além de ser um desejo da própria comunidade, o criador do SO, Linus Torvalds, gostaria de ver um computador Apple rodando distribuições baseadas sistema do pinguim — vontade essa que impulsionou ainda mais a pesquisa.

Desde então, iniciou-se uma corrida amistosa para levar o Linux aos aparelhos da Maçã. Pesquisadores e entusiastas voltaram seus esforços para experimentar diferentes abordagens para o suporte, obtendo grandes avanços em projetos como o Asahi Linux e na startup Corellium, que conseguiu fazer um Linux rodar em um Mac Mini com M1.

Continua após a publicidade

Trabalho complexo

Rodar o Linux a partir de um computador Apple, no entanto, não é tarefa fácil e exige um processo complexo longe do ideal para o usuário final. Isso não seria a experiência desejada para o sistema e, por isso, garantir o suporte oficial direto do kernel seria o melhor caminho.

Com o sistema afiado para interagir com o CPU ARM da fabricante, seria mais fácil implementar suporte em distribuições Linux gratuitas. O kernel é o intermediador entre o gerenciamento do sistema operacional e o hardware da máquina, portanto, sem que essa camada reconheça os componentes do computador, rodar um sistema operacional nele é uma tarefa complicada e quase impossível.

A atualização 5.13 não só introduz suporte para processadores Apple M1, como também adiciona melhorias em arquitetura, ferramentas e na execução de processos. A versão final do kernel deve ser distribuída entre junho e julho deste ano, mas essa janela depende do sucesso da Release Candidate.

Continua após a publicidade

Se haverá muitos MacBooks, iMacs ou até iPads Pro (equipados com o M1) rodando um sistema baseado em Linux, só depende da necessidade dos consumidores. Ainda assim, é interessante que donos de iGadgets tenham alternativas para variar o sistema operacional de acordo com suas prioridades, especialmente para programação.

O download do kernel experimental pode ser feito gratuitamente a partir do site oficial do Linux, lá identificado como 5.13-rc1.

Fonte: Apple Insider