Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linus Torvalds quer um MacBook Air com chip M1 — mas só se rodar Linux

Por| 23 de Novembro de 2020 às 14h15

Link copiado!

Linus Torvalds quer um MacBook Air com chip M1 — mas só se rodar Linux
Linus Torvalds quer um MacBook Air com chip M1 — mas só se rodar Linux
Tudo sobre Apple

Linus Torvalds, criador do Linux e um dos grandes nomes do mundo da tecnologia, está empolgado com os novos MacBooks Air com chip M1. Falando durante o evento Real World Tech, ele afirmou que os computadores são “quase perfeitos” e que atendem a um desejo pessoal antigo, mas que só gostaria efetivamente de ter um notebook do tipo caso eles apresentem suporte nativo ao sistema operacional de código aberto.

É justamente por essa possibilidade que Torvalds adicionou o “quase” à perfeição que enxerga nos novos MacBooks Air. Segundo ele, a espera por um notebook com chips ARM e capazes de rodar Linux já acumulava algum tempo e que os novos computadores da Apple possuem todo o potencial de processamento e artifícios necessários para se tornarem máquinas ótimas para quem trabalha com tecnologia, com exceção, claro, do sistema operacional.

O criador do Linux acredita que, caso um suporte nativo não exista no lançamento, especialistas e entusiastas serão capazes de rodar a plataforma no MacBook Air rapidamente. Ele mesmo, porém, não está disposto a fazer isso, por não ter tempo e, também, por não desejar trabalhar com companhias que não estejam a fim de ajudar no suporte à plataforma e à indústria do código aberto.

Continua após a publicidade

Ainda assim, ele enxerga a iniciativa da Apple de substituir os processadores da Intel por chips proprietários como bastante positiva. Torvalds afirma que os lançamentos o deixam nostálgico, trazendo de volta memórias de uma década trás, quando ele trabalhava usando um MacBook Air com tela de 11 polegadas. Ele disse ter deixado a máquina de lado após um problema no display que a Maçã demorou para consertar e, quando fez isso, já tinha seguido adiante para notebooks mais poderosos.

Ao mesmo tempo, o criador do Linux aponta que sua plataforma se tornou cada vez menos conveniente no ecossistema da fabricante e, justamente por isso, ele jamais voltou. Em sua fala, Torvalds indica o desejo de ver o sistema operacional rodando nativamente nos novos MacBook Air mas aparenta saber que isso não deve acontecer de verdade, apesar de a Apple utilizar a tecnologia em seus servidores e serviços de computação na nuvem.

Enquanto os entusiastas trabalham nesse suporte ao Linux, pelo menos no caso do Windows 10, as notícias parecem melhores. Segundo a Apple, não existem obstáculos para o suporte nativo ao sistema operacional nos computadores com chips M1, dependendo apenas da Microsoft para isso. No caso, a questão aqui envolve o licenciamento da plataforma, que hoje, é restrito apenas aos fabricantes de PCs — um grupo do qual, obviamente, a Maçã não tem o menor interesse de fazer parte.

Fonte: The Next Web