Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Valve faz alterações no funcionamento da pesquisa na Steam após polêmicas

Por| 10 de Setembro de 2018 às 16h50

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Valve

Reformulando suas políticas internas em relação a jogos que abordavam temas sensíveis como sexualidade e violência, a Valve anunciou no meio de julho que, em sua plataforma, tudo pode, desde que não seja ilegal. Desde então, a Valve esteve anunciando diversas medidas novas nos últimos meses. Desde março, quando Gabe Newell, chefe da empresa, afirmou publicamente que voltariam a desenvolver games originais, muitas mudanças e novidades aconteceram. Entre elas está a Steam TV, streaming de vídeo concorrente da Twitch, além do lançamento de uma ferramenta própria de emulação de jogos Windows para ambientes Linux.

As mudanças nas buscas da Steam visam dar aos usuários mais controle sobre o que é ofertado a eles, permitindo que desenvolvedores, editores ou curadores específicos sejam excluídos dos resultados de pesquisa.

Também há mecanismos para que se use tags para demarcar conteúdos que não são bem-vindos, o que já existia antes, mas como mera recomendação preferencial. Com as novas mudanças, será possível adicionar até dez diferentes tags, que filtrarão com mais potência os resultados: "A loja agora assume que você quer ignorar todos os jogos que apresentam qualquer uma dessas tags em suas tags mais populares, em vez de apenas usá-las como sugestões para nosso mecanismo de recomendação", disse um porta-voz da Valve, que contou que também serão adicionados dois novos filtros chamados "Conteúdo Maduro" e "Somente Adultos", em tradução livre.

Conteúdo Maduro ou Adulto?

Continua após a publicidade

"Muitas vezes vemos desenvolvedores que nos dizem que seu jogo contém conteúdo adulto, mas não sexo ou violência", disse a Valve. “Agora você pode filtrar esses jogos, se desejar. O segundo é um filtro apenas para adultos, que permite filtrar jogos que apresentam conteúdo sexual explícito". Assim, se você estiver em busca de títulos que, embora não tragam cenas de sexo explícito ou de vísceras voando sangrentas, mas curtir jogos que tragam em seus roteiros temas como investigações criminais, o drama de relacionamentos interpessoais ou temáticas intimistas, por exemplo, ficará mais fácil filtrar os resultados.

A empresa também reforçou a responsabilidade de seus desenvolvedores em classificar os conteúdos presentes em seus jogos, principalmente no que tange à violência e ao sexo, como determinou a Entertainment Software Ratings Board (ESRB). "Acreditamos que o contexto de como o conteúdo é apresentado é importante e dar ao desenvolvedor um local para descrever e explicar o que está em seu jogo oferece ainda mais informações ao navegar e considerar uma compra", afirmou a Valve.

Desenvolvedores trolls

Sobre os tais "jogos trolls", a Valve escreveu: "No Steam, alguns desenvolvedores estão simplesmente tentando irritar as pessoas com algo que chamamos de "um objeto em forma de jogo". Ou seja: um software de fabricação grosseira que, tecnicamente e por pouco, passa nossa barra como um videogame funcional, mas não é o que 99,9% das pessoas diriam ser bom. O que esses desenvolvedores têm em comum é que eles não estão realmente interessadas em esforços de boa fé para fazer e vender jogos para você ou para qualquer outra pessoa. Quando os motivos de um desenvolvedor não são isso, eles provavelmente são um troll".

Continua após a publicidade

É o caso do game Abstractism, que foi denunciado pela comunidade por minerar criptomoedas e aplicar golpes cibercriminosos. Para lidar com esses jogos, a Valve anunciou que está utilizando uma abordagem de forma a averiguar a procedência dos desenvolvedores, o que eles já produziram no passado, quais as parcerias firmadas com outros devs e até mesmo as informações bancárias.

Se, por um lado, muitos acreditam que o posicionamento da Valve em abrir sua plataforma seja uma boa forma de lidar com os desafios enfrentados, outros consideram que a medida soa como uma abdicação da responsabilidade da empresa com relação à sua curadoria.

Fonte: Polygon