5 jogos de celular para dois jogadores

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 14 de Julho de 2021 às 19h30
Rawpixel

Nos anos 1970 Nolan Bushnell e Ted Dabney criaram Pong, o "Big Bang" dos jogos eletrônicos, base de toda indústria que veio a seguir. Com ele, começou também a frebre dos fliperamas, e todo um movimento social em torno disso. Games, desde sua origem, são espaços que promovem a conexão e o que melhor do que jogar com outras pessoas?

Com o crescimento vertiginoso da indústria, cada vez mais empresas passaram a criar jogos feitos como experiências para duas ou mais pessoas, em rede ou "couch co-op". Independente do gênero que cai no seu gosto, todos encontram um espaço e têm memórias fortes com o estilo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como o mercado que mais cresce dentro da indústria, os jogos para celular oferecem um campo enorme de exploração e cada vez mais jogos multijogadores vem surgindo e levando a plataforma adiante. Com isso em mente, preparamos uma lista com cinco produções que podem ser jogadas com outro usuário e oferece uma experiência única nos celulares.

Journey

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: R$ 27,90
  • Tamanho: cerca de 1,1 GB (versão 1.0)

Como um viajante encapuzado em um enorme deserto inóspito repleto de ruínas, o jogador precisa encontrar seu caminho até o alto da montanha que pode ser vista a distância. A primeira instância o jogo parece estranho, não existem muitos tutoriais nem tanta ação em tela, mas o grande vazio desperta no jogador a necessidade de exploração, inerente ao ser humano.

Conforme o jogador progride e interage com o cenário novas possilidades são abertas, mas espera. Quem é aquela outra figura que vem em sua direção? Jenova Chen, diretor do jogo, introduz outros jogadores de forma misteriosa. A interação entre você e ele é feita sem canal de voz ou texto, nem o apelido de jogador é possível ver, só nos créditos. São apenas dois viajantes em uma jornada, se ajudando até cada um seguir em sua direção.

Journey usa a Jornada do Herói de Campbell com jogabilidade simples e beleza visual estonteante, além de contar com uma trilha sonora impecável que rendeu ao jogo uma indicação ao Grammy. É uma experiência social intensa, capaz de comover sem uso de diálogo e algo que todos os amantes de arte deveriam experimentar uma vez na vida.

Explore o deserto enquanto se dirige à montanha no horizonte nessa experiência social (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

League of Legends: Wild Rift

  • Compatbilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 4,0 GB em ambas as plataformas (versão 2.3)

Com alguns meses de estrada, a versão para celulares do gigante da Riot Games é a experiência em MOBA que traz a medida certa entre dificuldade e desafio. Se você e sua dupla, ou melhor, seu duo, forem do estilo competitivo essa é a experiência mais interessante do gênero nos mobiles.

Não só conta com vários dos heróis do jogo original, e conforme os meses passam mais são introduzidos, também teve uma repaginada no estilo visual para celulares que ouso dizer, é mais bonito do que a versão do PC. Pelo menos a Lulu, com certeza.

O modo de ranqueada apresenta um formato mais justo de competição para as duplas que buscam subir pelos elos. Já que só existe uma fila a "Rito Gomes" garante o balanceamento sempre pareando jogadores que estão em dupla ou time fechado contra time fechado, garantindo assim o bem-estar das partidas.

Assim como o jogo para PC, eventos sazonais existem e é possível esbanjar classe enquanto luta contra seu oponente com os cosméticos que League tem a oferecer. Prepare bem o sofá, relaxe e embarque em Summoner's Rift direto da palma da sua mão.

Trabalhe com seu duo para derrubar o Nexus inimigo na versão do clássico para celular (Imagem: Rodrio Folter/Captura de tela)

Call of Duty: Mobile

  • Compatbilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 2,7 GB para Android e 3,5 GB para iOS (versão 1.0)

Assim como o título para consoles, a versão para celulares entrega uma experiência online intensa, com controles extremamente refinados, um dos melhores que já vi para celular, e um trabalho sonoro que coloca o jogador no calor do combate. 

Diversos modos e grande arsenal de armas, com a possibilidade de montar ser próprio perfil para as partidas, uma combinação de complexidade nas escolhas para melhor se sair no campo de batalha e controles simples de aprender em uma interface que não tira a atenção do jogador.  

Outro ponto alto da versão é qualidade gráfica apresentada e a capacidade de rodar de forma lisa em aparelhos lançados até alguns anos atrás. Para os amantes de jogos de tiro que buscam competição e se divertir com amigos, COD é a opção.

Chame seus amigos e conquiste a vitória na versão da franquia para celular com diversos modos (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Perguntados

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito (compras internas opcionais)
  • Tamanho: cerca de 150 MB para Android e 890 MB para iOS (versão 1.11)

Não somente de futebol nossos "hermanos" argentinos entendem. O primeiro jogo foi um sucesso e o segundo também conta com uma grande comunidade que mantém o jogo interessante e vivo mesmo depois de anos. Não existe uma mudança significativa que justifique o segundo jogo, pois mantém a mesma proposta, mas é um local divertido para testar seus conhecimentos e desafiar seus amigos.

A proposta é testar seus conhecimentos com os mais variados temas. A pergunta é feita e o ao acertar a resposta, o jogador ganha um ponto. A cada três pontos, ganha o troféu correspondente ao tema daquela pergunta e se perder, obviamente passa a vez. O primeiro que conseguir todos vence o jogo, então que vença a pessoa mais estudiosa da dupla.

Dispute partidas com seus amigos para conquistar todas conquistas e vencer enquanto testam seus conhecimentos (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Uno!

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito 
  • Tamanho: cerca de 200 MB para Android e 440 MB para iOS (Versão 1.7 para Android e 1.0 para iOS)

Poucas coisas são certas na vida. Impostos, a morte e que Uno acaba com amizades. O simples e divertido jogo da Mattel também tem uma versão para celular que podre ser jogado em rede ou, através de um convite, com um amigo.

Todo mundo deve conhecer, mas para quem não conhece, é um jogo de cartas cujo objetivo é que descartar sua mão o mais rápido possível enquanto impede que outros jogadores descartem a deles.

Existe uma satisfação especial em colocar o +4 em campo e ver a expressão de ódio de um amigo de longa data, ou parente próximo, surgir no rosto dele. Felizmente é um ódio passageiro, e no final restam só as risadas, fazendo desse simples jogo algo divertido e memorável.

Junte com seu amigo para o clássico jogo de cartas na versoã digital (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Qual jogo você curte jogar com seus amigos no celular? Conta para nós.

Fonte: Annapurna, Wild Rift, Grammy

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.