Nolan Bushnell

Nolan Kay Bushnell,Fundador da Atari Inc.
  • Nascimento

    02 de Maio de 1943 em Utah, Estados Unidos

Noland Kay Bushnell nasceu em 5 de fevereiro de 1943 em Utah, nos Estados Unidos. Ele é um engenheiro eletricista e empreendedor norte-americano, mais famoso por fundar a Atari, empresa de produtos e jogos eletrônicos, e da rede fast food Chuck E. Cheese’s.

Muitos fãs consideram Bushnell o “pai dos videogames”. Enquanto era universitário jogava “Spacewar!”, criado por Steve Russell, gostava tanto do jogo que em 1970 transformou o quarto de sua filha num local em que poderia transformar o computador num fliperama. Sua ideia inicial era de usar um computador pelos preços estarem baixos na época, mas mesmo assim, eram altos demais para serem usados em arcadas. Foi aí que criou um dispositivo onde era possível jogar seu vício “Spacewar!” com gráficos menos elaborados.

Vendeu sua ideia para Bill Nutting em 1971, que o contratou para vigiar a criação do “Computer Space”, que acabou sendo um fracasso, vendendo entre 500 e 1500 máquinas. Bushnell deixou a empresa e formou uma sociedade com seu amigo Ted Dabney, abrindo a “Syzygy” e depois mudando para “Atari”.

O primeiro produto da Atari foi o game “Pong”, com simples instruções. Duas semanas depois de instalarem um protótipo em um bar na Califórnia, receberam um telefonema dizendo que “Pong” havia sido quebrado. O que causou a manutenção do game foi a quantidade de moedas dentro da máquina, que impediu o jogo de funcionar.

Pong tornou-se um sucesso, vendendo quase 10 mil unidades em 1973.

Últimas sobre Nolan Bushnell