Ted Dabney

Samuel Frederick Dabney, Fundador do Atari
  • Nascimento

    15 de Maio de 1937 em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos

  • Morte

    26 de Maio de 2018 em Clearlake, Califórnia, Estados Unidos

Samuel Frederick Dabney, mais famoso como Ted Dabney, nasceu em 15 de maio de 1937 em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, e é famoso por ser cofundador das empresas Atari, Inc. e Sizígia.

Juntou-se ao Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, frequentando cursos de circuitos elétricos, saindo após três anos para estudar na Universidade Estadual de São Francisco. Não continuou o curso, passando a trabalhar no Bank of America com a sua experiência em eletrônica.

Pouco tempo depois passou a trabalhar na HP, e depois para a Ampex poucas semanas depois, onde conheceu Nolan Bushnell. Dabney e Bushnell criaram uma parceria chamada Syzygy em 1971, mas ao descobrirem que outra empresa já possuía o nome, estabeleceram uma empresa com o nome Atari.

O primeiro produto lançado foi o Computer Space, e pouco tempo depois lançaram o Pong, sucesso mundialmente conhecido (1972). Após deixar a indústria da computação para trás, Dabney e Carolyn Dabney, sua segunda esposa, passaram a cuidar de uma loja chamada Crescent Mills.

Ted Dabney recebeu o diagnóstico de câncer de esôfago em 2017 e optou por não receber tratamento. Faleceu em 26 de maio de 2018 pelas complicações da doença.

Últimas sobre Ted Dabney