Qual a diferença entre os modos Night Shift e True Tone?

Qual a diferença entre os modos Night Shift e True Tone?

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 14 de Junho de 2021 às 15h50
Foto: Youssef Sarhan (Unsplash)

Ao ajustar o brilho da tela de seu aparelho, muita gente acaba se confundindo quanto às reais funções dos modos Night Shift e True Tone dos dispositivos Apple, seja utilizando um iPhone, Mac ou iPad.

Sim, ambas as funcionalidades tratam do brilho e da exposição de cores na tela do dispositivo, porém, elas têm finalidades e formas de uso bem distintas. É possível inclusive utilizar ambos os recursos ativados simultaneamente - contanto que faça sentido para determinado momento.

Ambos os recursos, além de poderem ser utilizados ao mesmo tempo, também podem ser utilizados juntos ao Modo Escuro em seus respectivos dispositivos - o que, naturalmente, vai invariavelmente alterar ainda mais os tons de suas telas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para configurar estes recursos, vá em Preferências do Sistema > Telas no seu Mac ou em Ajustes > Tela e Brilho em seu iPhone/iPad. Ou então, uma forma mais rápida para acessá-los é através da Central de Controle, seja qual for o seu aparelho.

Entenda melhor abaixo a diferença entre os modos Night Shift e True Tone dos dispositivos Apple (iPhone, iPad e Mac):

Night Shift

Teoricamente, um recurso para te ajudar a ter uma qualidade de sono melhor (afirmação da Apple que foi desmitificada após uma pesquisa realizada pela Universidade Brigham Young), o Night Shift ajusta o brilho e a temperatura da cor do seu dispositivo para tons mais quentes - amarelados, de certa forma - com a intenção de, em uma forma geral, tornar a visualização da tela do seu dispositivo mais agradável aos seus olhos - para uma leitura noturna, por exemplo.

Acesse a Central de Controle para ativar ou desativar o recurso Night Shift. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Ao utilizar a geolocalização de seu dispositivo, o Night Shift pode ser configurado junto ao Modo Escuro, para que também seja ativado e desativado de forma automática no nascer e no pôr do sol. Desta forma, ambos os recursos funcionarão de forma sincronizada e automatizada com base no seu horário local.

Vá em Ajustes > Tela e Brilho > Night Shift para configurar o recurso. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

True Tone

Diferentemente do Night Shift, o True Tone pode ser utilizado em 100% das vezes, mesmo durante todo o dia, pois a sua função é de trazer tons mais vibrantes e naturais, ajustando as cores da tela de seu aparelho de acordo com a claridade e a luz do seu ambiente. Desta forma, o dispositivo utiliza os sensores de luminosidade da tela para mensurar a quantidade de luz do ambiente e ajustar o brilho e a intensidade das cores na sua tela.

Acesse a Central de Controle para ativar ou desativar o recurso True Tone. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Seja ao ar livre com um sol escaldante, um tempo chuvoso, ou com a forte claridade de um tempo nublado, ou então em um local fechado, com lâmpadas de estúdio, luz direta ou tons coloridos, o True Tone identifica a melhor configuração para trazer cores naturais e vibrantes na tela do seu dispositivo.

Vá em Ajustes > Tela e Brilho > True Tone para configurar o recurso. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.