Como ativar o Modo Escuro no Mac

Como ativar o Modo Escuro no Mac

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 21 de Março de 2021 às 16h00
Foto: Howard Bouchevereau (Unsplash)

Desde o macOS 10.11 El Capitan de 2015, já existia uma opção de escurecer levemente o dock e a barra de menus do Mac - muito mais simples, é verdade -, porém, nada como um Dark Mode de fato.

O Modo Escuro de verdade chegou nos Macs no final de 2018, com o macOS 10.14 Mojave, agora sim, envelopando todo o sistema, incluindo até mesmo planos de fundo dinâmicos, que mudam do dia para a noite - literalmente.

Assim como no iPhone, muitos usuários acabam optando pelo Modo Escuro mesmo durante o dia, seja por achar mais bonito ou por considerar melhor para o uso.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Confira no tutorial abaixo e veja como ativar o Modo Escuro no seu Mac:

Passo 1: antes de qualquer coisa, vamos primeiro confirmar que o ícone de monitor da barra de menus está habilitado no seu Mac - pois, com este atalho, você vai poder alternar entre o tema claro e escuro de forma muito mais prática e rápida. Em "Preferências do Sistema", entre em "Dock e Barra de Menus".

Vá em Preferências do Sistema > Dock e Barra de Menus. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: desça um pouco até encontrar a aba de "Tela" e opte por "Mostrar na Barra de Menus" e "sempre".

Desça a seção da Tela para habilitar o atalho da barra de menus. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: com o ícone de monitor na barra de menus, clique nele e troque para "Modo Escuro".

O atalho facilita a alternância entre modo claro e escuro. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: caso queira testar também o modo "Night Shift", clique nele - a tela será ajustada para tons mais quentes e amarelados. Esse modo torna a tela mais agradável aos olhos e beneficia a leitura, principalmente em ambientes escuros.

O modo Night Shift é preferível para leituras em ambientes escuros. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: agora vamos alterar o sistema como um todo e definir se o Mac deverá alternar entre o tema claro e escuro conforme o dia e a noite, ou se estará fixado em algum dos temas. Vá novamente em "Preferências do Sistema" e entre em "Geral".

Vá em Preferências do Sistema > Geral. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: logo no topo, em "Aparência", há três opções: Clara, Escura ou Automática. A aparência automática naturalmente vai alternar o modo do seu Mac para o tema claro durante o dia e o tema escuro durante a noite - enquanto as outras duas opções manterão fixa a sua escolha.

Escolha entre as opções Clara, Escura ou Automática. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: outra opção válida também para alterar é o tipo do plano de fundo. Mais uma vez, vá em "Preferências do Sistema" e entre em "Mesa e Protetor de Tela".

Vá em Preferências do Sistema > Mesa e Protetor de Tela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 8: assim como no Passo 6, há três modos para a mesa: Dinâmica, Claro (Estático) ou Escuro (Estático). A Dinâmica vai alternar o plano de fundo do seu Mac para o tema claro durante o dia e o tema escuro durante a noite - enquanto as outras duas opções manterão o plano de fundo estático conforme sua escolha.

Escolhe entre as opções: Dinâmica, Claro ou Escuro. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.