Qual a diferença entre os modos Night Shift e True Tone?
Por Lucas Wetten • Editado por Bruno Salutes | •

Ao ajustar o brilho da tela de seu aparelho, muita gente acaba se confundindo quanto às reais funções dos modos Night Shift e True Tone dos dispositivos Apple, seja utilizando um iPhone, Mac ou iPad.
- Apple adiciona suporte a True Tone para monitores externos no novo MacBook Pro
- iPhone 11 também avisará quando tela substituída em reparo não for original
- Pesquisa aponta que Night Shift do iOS não melhora a qualidade do sono
Sim, ambas as funcionalidades tratam do brilho e da exposição de cores na tela do dispositivo, porém, elas têm finalidades e formas de uso bem distintas. É possível inclusive utilizar ambos os recursos ativados simultaneamente - contanto que faça sentido para determinado momento.
Ambos os recursos, além de poderem ser utilizados ao mesmo tempo, também podem ser utilizados juntos ao Modo Escuro em seus respectivos dispositivos - o que, naturalmente, vai invariavelmente alterar ainda mais os tons de suas telas.
- Saiba como ativar o modo "Night Shift" no iPhone ou no iPad
- Dificuldades para dormir? Veja como o seu smartphone pode te ajudar
- Como ativar o Modo Escuro no Mac
Para configurar estes recursos, vá em Preferências do Sistema > Telas no seu Mac ou em Ajustes > Tela e Brilho em seu iPhone/iPad. Ou então, uma forma mais rápida para acessá-los é através da Central de Controle, seja qual for o seu aparelho.
Entenda melhor abaixo a diferença entre os modos Night Shift e True Tone dos dispositivos Apple (iPhone, iPad e Mac):
Night Shift
Teoricamente, um recurso para te ajudar a ter uma qualidade de sono melhor (afirmação da Apple que foi desmitificada após uma pesquisa realizada pela Universidade Brigham Young), o Night Shift ajusta o brilho e a temperatura da cor do seu dispositivo para tons mais quentes - amarelados, de certa forma - com a intenção de, em uma forma geral, tornar a visualização da tela do seu dispositivo mais agradável aos seus olhos - para uma leitura noturna, por exemplo.
Ao utilizar a geolocalização de seu dispositivo, o Night Shift pode ser configurado junto ao Modo Escuro, para que também seja ativado e desativado de forma automática no nascer e no pôr do sol. Desta forma, ambos os recursos funcionarão de forma sincronizada e automatizada com base no seu horário local.
True Tone
Diferentemente do Night Shift, o True Tone pode ser utilizado em 100% das vezes, mesmo durante todo o dia, pois a sua função é de trazer tons mais vibrantes e naturais, ajustando as cores da tela de seu aparelho de acordo com a claridade e a luz do seu ambiente. Desta forma, o dispositivo utiliza os sensores de luminosidade da tela para mensurar a quantidade de luz do ambiente e ajustar o brilho e a intensidade das cores na sua tela.
Seja ao ar livre com um sol escaldante, um tempo chuvoso, ou com a forte claridade de um tempo nublado, ou então em um local fechado, com lâmpadas de estúdio, luz direta ou tons coloridos, o True Tone identifica a melhor configuração para trazer cores naturais e vibrantes na tela do seu dispositivo.