Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo recurso do iPhone ajuda deficientes visuais a detectar pessoas

Por| 30 de Outubro de 2020 às 20h40

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

No mês de agosto, o Canaltech noticiou uma invenção independente bastante curiosa — um youtuber conhecido como Shane Wighton usou o scanner LiDAR (sigla para Light Detection And Ranging no original em inglês) presente no iPad Pro para desenvolver um sistema de auxílio aos deficientes visuais. Com a ajuda do sensor, capaz de detectar diferentes níveis de reflexão luminosa, o app criado por Shane conseguia fornecer feedback sonoro e tátil para indicar obstáculos no trajeto do usuário.

Pois bem: parece que a engenhoca realmente inspirou a própria Apple a utilizar tais scanners, agora embutidos também no iPhone 12 Pro e no iPhone 12 Pro Max, para criar uma ferramenta de acessibilidade. Na mais recente compilação Beta do sistema iOS (14.2), a Lupa (ou Magnifier, caso esteja utilizando o sistema operacional em inglês) também poderá ser usada por deficientes visuais para identificar a presença de seres humanos ao seu redor.

Basta apontar o smartphone e ele vai não apenas indicar a existência de outros indivíduos nos arredores, mas também informar a distância em pés ou metros através de sonoridades distintas. O usuário poderá configurar até seis tons que corresponderão a diferentes distâncias; no caso de deficientes visuais e auditivos, os alertas em áudio poderão ser trocados por um feedback háptico (tátil).

Continua após a publicidade

Infelizmente, a novidade só funciona em ambientes com o mínimo possível de luminosidade e será exclusivo aos modelos topo de linha da nova família de smartphones da Maçã. Ainda assim, trata-se de uma iniciativa interessante e que mostra como a tecnologia pode ser usada para efetivamente dar mais qualidade de vida aos seus utilizadores.

Fonte: TechCrunch