Inventor usa iPad para ajudar deficientes visuais a “enxergar” obstáculos

Por Ramon de Souza | 06 de Agosto de 2020 às 21h15

O iPad Pro é um excelente gadget, mas um de seus recursos costuma ser menosprezado por seus usuários: o scanner LiDAR (sigla para Light Detection And Ranging). Trata-se de um sensor que utiliza medição de propriedades de luz refletida para obter informações a respeito de objetos e superfícies analisadas — uma tecnologia bem específica que dificilmente é embarcada em dispositivos de consumo para o público geral.

Porém, o youtuber Shane Wighton, do canal Stuff Made Here, mostrou o quão útil pode ser tal scanner. Ele construiu um equipamento que utiliza um iPad Pro para facilitar a vida dos deficientes visuais, usando o sensor LiDAR para identificar obstáculos e alertar o usuário através de um bastão com pinos retráteis. Ao caminhar em direção a uma barreira, o bastão projeta ou retrai os pinos para orientar o indivíduo a alterar sua trajetória.

A “mágica” ocorre graças a um software criado especificamente para tal fim, que cria uma espécie de mapa de calor com base em sombras e luzes na superfície de objetos e comunica-se em tempo real com o bastão (responsável por transformar todos esses dados em um feedback tátil).

No vídeo explicativo do invento, Wighton ressalta que, por enquanto, a precisão do aparelho não é tão grande quanto a de um dispositivo de braile, mas ele poderá ser adaptado para tal propósito futuramente. O projeto como um todo é um tanto rudimentar, mas a ideia é aprimorá-lo com o tempo e — quem sabe — transformá-lo em uma solução comercial em formato de óculos inteligentes, por exemplo.

Fonte: Stuff Made Here  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.