5 dicas para organizar a tela de início do iPhone
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A tela de início do iPhone pode ser organizada para atender a diversos gostos com os recursos de personalização do iOS. Além de funções nativas, o sistema operacional tem suporte a apps que podem remodelar o visual da interface.
Entre as possibilidades, você pode: adotar um estilo minimalista, com poucos apps e informações; combinar os ícones e o papel de parede com a mesma paleta de cores; optar por uma experiência mais funcional, repleta de widgets — e por aí vai. Tudo depende somente da sua criatividade.
A seguir, veja algumas dicas para organizar a tela de início do iPhone.
1. Use widgets
Os widgets só apareceram no iPhone com o iOS 14, mas a espera valeu a pena: a tela inicial pode ser complementada com várias informações e atalhos para funções dos aplicativos instalados no aparelho. Esses complementos são disponibilizados em diferentes formatos e tamanhos para preencher os espaços nas páginas.
Para adicionar um widget, mantenha o dedo pressionado na tela até os ícones começarem a balançar e toque no ícone de “+”. Depois, escolha entre as opções disponíveis e arraste para qualquer local.
2. Esconda páginas da tela
Caso você prefira uma interface mais limpa e com poucas informações, pode reduzir a quantidade de páginas na tela inicial. O iPhone automaticamente cria novas páginas a partir do download de apps ou da inserção de widgets, mas é possível mudar esse padrão.
Nesse cenário, aproveite a biblioteca de apps para armazenar os programas complementares e deixe somente os ícones mais essenciais para o cotidiano na tela inicial. Siga estes passos para remover as páginas:
- Mantenha o dedo pressionado na tela;
- Toque na barra de rolagem, localizada abaixo da lista de apps;
- Selecione as páginas e toque no ícone de “-” para removê-las.
3. Troque os ícones de aplicativos
Outro recurso muito interessante envolve os tradicionais ícones de apps. Com o Atalhos, existe um caminho para trocar as miniaturas originais por qualquer foto na galeria: você pode optar por ícones alternativos ou até combinar o esquema de cores com o plano de fundo do iPhone.
Além do processo com o app Atalhos, alguns apps de terceiros também criam widgets para substituir estas opções na tela inicial. O Lock Launcher, que também permite controlar apps na tela de bloqueio, é uma ótima opção.
4. Evite que novos apps apareçam na tela inicial
Por padrão, o iPhone adiciona à tela inicial todo novo aplicativo baixado no aparelho, mas pode ser incômodo ter ali ícones de alguns softwares pouco utilizados. Há um caminho para reverter a ação com os seguintes passos:
- Abra o app Ajustes e selecione “Tela de início”;
- Na categoria “Apps recém-baixados”, marque a opção “Apenas à Biblioteca de Apps”.
Com a alteração, você mantém a tela inicial menos poluída e reserva espaço apenas para os aplicativos mais usados.
5. Mude o plano de fundo
Esta é uma das opções mais comuns para personalizar o visual do iPhone. O iOS permite escolher entre cores básicas ou imagens da galeria para compor o papel de parede da tela inicial.
Além das fotos da galeria, também é possível escolher entre as opções nativas do iPhone para a tela inicial e a tela de bloqueio. O sistema operacional disponibiliza diversos temas e widgets para personalização.