iOS 17 trará novidades menores para o iPhone, aponta rumor recente
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O iOS 17, a próxima grande atualização do sistema operacional do iPhone, pode não ser tão grande assim. Segundo, Mark Gurman, jornalista da Bloomberg e um dos principais especialistas em assuntos de Apple, a empresa estaria direcionando esforços no desenvolvimento do sistema operacional de realidade virtual e aumentada, o xrOS, e dedicando menos recursos aos demais softwares da casa.
- 7 novidades que podem chegar ao iOS 16 em 2023
- App que transforma iPhone em iPod com suporte a Apple Music viraliza no TikTok
A revelação de Gurman foi feita na edição mais recente da newsletter Power On. Segundo o jornalista, o iOS 17 (internamente chamado de "Dawn") poderia ser lançado com mudanças menos significativas do que o planejado inicialmente, devido a mudança de foco para a plataforma de realidade virtual e aumentada.
"O foco da Apple no sistema operacional xrOS (juntamente com os problemas do iOS 16) também custou alguns novos recursos do iOS 17 e iPadOS 17" pontuou Gurman. "Esse software, de codinome Dawn, pode ter menos mudanças significativas do que o planejado originalmente", acrescentou.
Sendo assim, o próximo pacote de novidades para iPhones não deve representar uma virada de página tão grande quanto as anteriores. Do iOS 15 para o iOS 16, por exemplo, a empresa introduziu a página de bloqueio personalizável, mais widgets, incrementos para o Foco e uma infinidade de mudanças em apps nativos.
O redirecionamento de fluxo de trabalho também teria afetado o desenvolvimento do macOS 14 (na empresa, conhecido como "Sunburst"). Possivelmente, o update também não introduziria novidades grandiosas para os computadores da Apple.
xrOS pode chegar em breve
O headset de realidade mista da Apple está previsto para 2023, mas as informações acerca do dispositivo são todas pautadas em rumores. Até agora, a empresa não se manifestou publicamente sobre o novo aparelho.
Novo iPhone ainda deve ser importante
Apesar da mudança de foco da equipe de software da Apple, o mesmo não aconteceu com o desenvolvimento de novos produtos. Na visão de Gurman, o novo iPhone "ainda poderia ser impressionante".
"Disseram-me para esperar os mesmos tamanhos de tela da família iPhone 14, mas a Dynamic Island se expandirá para todos os quatro modelos. Uma estrutura de titânio substituirá o aço inoxidável nos modelos Pro e haverá botões de volume táteis", compartilhou o analista.
Além disso, os novos iPhones também seriam os primeiros modelos da empresa a serem equipados com conectores USB-C. As especificações da entrada não foram esmiuçadas.
Fonte: Power On (Bloomberg)