Vai ficar mais fácil resolver problemas com pagamentos no iPhone
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
A App Store terá um mecanismo para avisar sobre problemas no pagamento, anunciou a Apple na última quarta-feira (19). Se a cobrança não foi feita corretamente, a plataforma notificará o usuário sobre o problema e permitirá que faça as devidas correções, mas sem interromper a assinatura.
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A ferramenta visa contornar um problema de cobranças recorrentes: quando o consumidor muda de cartão de crédito, por exemplo, e o cartão antigo deixa de valer, a próxima cobrança não será autorizada pelo banco. Normalmente, para manter a oferta contratada ativa, o usuário precisa contactar os desenvolvedores e corrigir o problema por fora da Apple. Agora, a App Store fará esse meio de campo.
Se for detectado um problema no pagamento, a plataforma notificará o usuário e dará a chance de corrigi-lo sem interromper a assinatura (e possivelmente perder a oferta ou gerar multas, por exemplo). O sistema mostrará um alerta dentro do app e pedirá que o consumidor atualize o método de pagamento do ID Apple.
Do lado dos desenvolvedores, a mudança permitirá determinar períodos de carência de cobrança para manter os benefícios da assinatura ativos. Assim, o aplicativo também se protege de o usuário postergar a atualização do pagamento por tempo indeterminado para evitar ser cobrado.
Liberação automática
A novidade é habilitada por padrão e começou a ser distribuída para dispositivos com iOS 16.4 ou iPadOS 16.4. Desenvolvedores não precisam fazer nada para ativar a função, já que ela faz parte da estrutura do StoreKit das versões mais recentes dos sistemas. O recurso começará a funcionar em junho.