O que esperar do iOS 16

O que esperar do iOS 16

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Janeiro de 2022 às 08h44
Divulgação/Apple

Cada dia mais próxima, a revelação do iOS 16 mostrará o que a Apple vislumbra para o mais novo ciclo do ecossistema de dispositivos da empresa — especialmente, no que tange o iPhone. Ainda com poucos rumores em circulação, o sistema operacional segue em absoluto segredo, mas há quem tente prever o que a Maçã prepara para o futuro — e é isso que o Canaltech destacará neste artigo.

Diferente do Android, as atualizações anuais da Apple se destacam pelas melhorias não só nos sistemas em si, mas também nos aplicativos da marca. A cada atualização anual lançada pela empresa, toda a rede de programas e serviços recebe aprimoramentos consideráveis, isso inclui também SOs de outros iGadgets — iPadOS, tvOS, macOS e watchOS.

Data de lançamento do iOS 16

As funcionalidades incluídas recentemente no FaceTime foram anunciadas no pacote do iOS 15 (Imagem: Divulgação/Apple)

Por agora, não dá para cravar uma data exata para o lançamento do iOS 16, mas a Apple deve apresentá-lo na WWDC 2022, marcada para começar em 6 de junho deste ano. O evento, como de costume, deve ser aberto com uma extensa apresentação com novidades importantes para o público geral, incluindo as novas funções para aplicativos, mais serviços e, lógico, sistemas operacionais a caminho.

Deve ser mais ou menos nessa data que a Apple também anunciará o início do período experimental — primeiro, para desenvolvedores e depois para os curiosos. Qualquer membro do programa Apple Beta Software Program com um dispositivo compatível poderá experimentar os novos recursos, ainda que com bugs e inconsistências.

As novidades do iOS 16

Novos widgets

Em janeiro, circulou na web que a Apple estaria trabalhando em agrupamento de widgets — internamente conhecidos como "InfoShacks". Essa nova funcionalidade permitiria colocar vários acessórios para a tela inicial numa espécie de pasta, acrescentando mais uma camada em personalização e praticidade.

Para incrementar, é possível também que o iOS 16 permita colocar atalhos para funções da Central de Controle direto na tela inicial. A adição daria mais uma forma para acionar comandos simples, como aumentar/diminuir o volume, acender a lanterna e ter acesso aos controles de dispositivos inteligentes, além da tradicional bandeja.

Ajustes visuais

Assim como as demais atualizações, a virada para o iOS 16 também deve introduzir mudanças visuais — dessa vez, porém, bem discretas. A aposta do especialista em Apple da Bloomberg, Mark Gurman, é que a fabricante não vai muito longe em termos de design, apesar de o sistema já não receber retoques significativos há gerações.

Uma das mudanças mais importantes, na verdade, dependeria de uma atualização na construção do aparelho: a diminuição do notch. Se os rumores de que o recorte de display estiverem corretos, a empresa terá ainda mais espaço de tela para exibir a barra de status e poderá inovar nesse sentido.

Novo sistema de notificações

O repórter da Bloomberg também acredita que a empresa fará um retrabalho no sistema de notificações. Ele não estendeu o comentário, tampouco especificou as mudanças que espera ver nessa área específica do iOS 16, mas talvez a previsão dele esteja correta.

Melhorias no app Saúde

Conforme apurou o site MacRumors, a Apple pretende lançar uma versão atualizada do app Saúde, agora com monitoramento de sono e gerenciamento de remédios aprimorados. Além disso, a plataforma também pode receber opções especiais para cuidados da saúde da mulher.

Detector de acidentes de carro

Um dos mecanismos de segurança que a Apple pode estar preparando é a detecção de colisão para acidentes de carro. O mecanismo utilizaria sensores do aparelho para detectar o acidente e poderia acionar autoridades próximas de forma automática.

Quais iPhones vão receber o iOS 16?

A Apple é conhecida por dar longos anos de suporte oficial para o iPhone e com o iOS 16 não deve ser diferente. A empresa de Tim Cook deve manter atualizados os lançamentos de cinco anos atrás (e talvez até mais antigos).

Modelos recentes de iPhone tem atualização praticamente garantida pelos próximos anos (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Um rumor recente mostra que a somente os lançamentos de 2015 não vão receber o iOS 16 — isso inclui iPhone 6s, iPhone 6s Plus e iPhone SE original. O mesmo deve acontecer do lado dos iPads, com os iPad mini 4, iPad Air 2 e iPad (quinta geração) e iPad Pro (2015) também colocados de fora da fila de update.

Sendo assim, a suposta lista de iPhones compatíveis com o iOS 16 seria a seguinte:

Resta aguardar por detalhes

O período experimental do iOS 15 deve seguir por mais alguns meses, mas é fato que os testadores cadastrados no Apple Beta Software Program serão os primeiros a experimentar o iOS 16. Por enquanto, os detalhes ainda são escassos, mas à medida que a WWDC 2022 se aproxima, mais informações preliminares sobre o novo sistema devem ser reveladas e, logicamente, serão todas cobertas pelo Canaltech.


Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.