iOS 14.5 torna iPhone compatível com controles de Xbox e PlayStation 5

iOS 14.5 torna iPhone compatível com controles de Xbox e PlayStation 5

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Abril de 2021 às 13h50
Divulgação/Microsoft

Demorou, mas chegou: o iOS 14.5 incluiu compatibilidade entre o iPhone e controles do Xbox ou Dualsense, do PlayStation 5. A atualização de meio ciclo do sistema da Apple antecipou a novidade nas versões beta e finalmente introduziu o recurso para todos os celulares compatíveis com o update.

Para os donos de iPhone, a novidade é muito bem-vinda. Jogos compatíveis com controles no Apple Arcade poderão receber comandos direto dos joysticks da Sony e Microsoft, com todo o conforto e versatilidade que um controle com conexões bluetooth pode proporcionar. Quem tem o console em casa pode parear o periférico com o celular e aproveitar rapidamente a jogatina nos títulos exclusivos no serviço de assinatura da Maçã.

Funções especiais do Dualsense não estão disponíveis no iOS. (Imagem: Sergio Oliveira/Canaltech)

Além disso, a ampliação do suporte abre caminho para uma experiência mais agradável com jogos por streaming — como com o Google Stadia e Microsoft xCloud. Os serviços até contam com controles virtuais na tela sensível ao toque, mas não se igualam à familiaridade dos dispositivos físicos na hora de aproveitar títulos de consoles ou PC.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O pareamento com o controle é tão simples como é no Android: basta entrar nas configurações do Bluetooth, assegurar que o iPhone pode ser encontrado por outros dispositivos e colocar o joystick em modo de pareamento.

iOS 14.5 e o turbilhão de novidades

Mesmo que não seja uma versão totalmente nova do iOS, a atualização introduziu uma vastidão de ferramentas e recursos. Algumas das mais importantes são o App Tracking Transparency (ATT), as novas políticas de privacidade da App Store, que mudam totalmente a relação entre usuário, aplicativos e a coleta de dados; o suporte ao “Buscar”, que harmoniza com as AirTags; e a autenticação do Face ID mesmo com máscaras.

A atualização está disponível desde a última segunda-feira (26) para modelos lançados desde o iPhone 6s. Se estiver empolgado para conferir o que há de novo, vale dar uma conferida no compilado preparado pelo Canaltech e logo procurar por atualizações no aparelho.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.