15 dicas essenciais para iniciantes no iPhone

15 dicas essenciais para iniciantes no iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 11 de Dezembro de 2021 às 19h00
Imagem: John Appleseed/Unsplash

Utilizar o iPhone é uma das experiências mais intuitivas que você pode encontrar no mercado de smartphones. Ainda assim, novos usuários podem sentir dificuldades em se adaptar a um novo sistema operacional. Para isso, resolvemos fazer um apanhado de dicas essenciais para iniciantes no iOS.

Pensando nisso, o Canaltech preparou uma lista com 15 dicas que vão te ajudar a aproveitar os principais recursos do iPhone. Confira a lista e surpreenda seus familiares e amigos com suas novas habilidades no uso do dispositivo da Apple.

1. Ative o Buscar iPhone

Antes de começar a explorar o seu iPhone, é essencial conferir se o recurso Buscar iPhone está devidamente ativado no aparelho. Por ele, é possível rastrear rapidamente a sua localização e ajudá-lo em casos que o dispositivo está perdido ou foi roubado.

Lembre-se de que esse recurso depende de que o seu ID Apple esteja devidamente configurado. Essa etapa é realizada ao iniciar pela primeira vez o iPhone. Caso tenha perdido, acesse o site da Apple para criar uma conta ou recuperar a senha.

Feito isso, agora você já pode ativar o recurso no smartphone. Para isso, toque no app Ajustes, vá em "seu nome' > "Buscar" > "Buscar iPhone" e habilite a opção "Buscar iPhone".

Ative o Buscar iPhone para localizá-lo sempre que precisar (Captura de tela: Thiago Furquim)

2. Migre seus dados do Android para o iPhone

Se você era usuário do Android e acabou de adquirir um iPhone, pode estar em dúvida sobre como passar seus contatos, fotos e outras informações para o aparelho da empresa da maçã. Felizmente, a Apple tem um aplicativo para o robozinho chamado Move to iOS, que faz a migração das seguintes informações:

  • Contatos (agenda)
  • Histórico de mensagens
  • Fotos e vídeos
  • Favoritos e listas de leitura do navegador Chrome
  • Contas de e-mails
  • Contas de calendário
  • Aplicativos gratuitos disponíveis no Google Play e na App Store

Se estiver em dúvidas como usá-lo, confira nosso artigo sobre como transferir meus arquivos do Android para o iPhone.

3. Transfira conversa do WhatsApp do Android para iPhone

O WhatsApp é um dos mensageiros mais utilizados em smartphones Android e iOS. Portanto, é natural que você deseje migrar suas conversas de uma plataforma para a outra. Para isso, basta utilizar uma função nativa do aplicativo e transferir todo o backup de conversas, fotos, vídeos e outros dados.

Confira nosso artigo sobre como transferir conversa do WhatsApp do Android para iPhone e veja como é fácil recuperar suas conversas do smartphone antigo para seu novo iPhone.

4. Personalize a Central de Controle

A Central de Controle é o local em que você pode interagir com recursos essenciais do iPhone, como aumentar o volume, diminuir o brilho da tela e ativar/desativar a rede móvel. Para acessá-lo, basta deslizar para baixo no canto superior direito da tela em iPhones com Face ID, ou deslizar de baixo para cima em dispositivos com Touch ID.

Você pode tornar esse recurso ainda mais útil inserindo novos controles que tornem o uso do smartphone mais prático no dia a dia. Você pode inserir um comando para o modo Pouca Energia, o reconhecimento de música pelo Shazam, entre outros.

Para isso, abra o app Ajustes e toque em "Central de Controle". Agora, basta tocar no sinal de "+" para inserir um comando ou de "-" para retirá-lo.

Personalize a Central de Controle para executar comandos rapidamente (Captura de tela: Thiago Furquim)

5. Use a Siri

A assistente virtual Siri tem como função auxiliar e simplificar tarefas no iPhone. Basta acioná-la com o comando de voz "E aí Siri" ou, em iPhones com Face ID, pressionar o botão lateral e, em dispositivos com Touch ID, segurar o botão Home. Então, você pode pedir para ela realizar alguma tarefa, como ajustar um alarme, criar um lembrete ou mandar uma mensagem no WhatsApp.

Confira a matéria que preparamos com 200 comandos de voz para você usar com a Siri em português e aproveite toda capacidade que a assistente virtual da Apple pode oferecer.

6. Configure o modo Foco

O modo Foco reinventou o Não Perturbe e proporciona aos usuários mais ferramentas de personalização para você se concentrar em cada atividade do dia e ter mais produtividade. Você pode configurar modos de Trabalho, Sono, Carro, Atenção Plena e personalizar um completamente novo.

No modo Exercício, por exemplo, é possível autorizar notificações de apps e pessoas específicas e silenciar o restante em todos os seus dispositivos Apple. O seu Apple Watch também reage a esse modo, ativando o modo automaticamente enquanto você estiver usando o Fitness+, caminhando, correndo ou praticando outra atividade física.

Escolha um modo Foco no iPhone para ter mais concentração e produtividade (Captura de tela: Thiago Furquim)

Veja nosso artigo completo sobre como funciona o modo Foco e aprenda a utilizar o recurso no iPhone.

7. Retorne rapidamente ao topo da tela

Em um aplicativo ou página do Safari, tendemos a rolar a tela para baixo para ver todo o conteúdo. Para voltar ao topo, não é nada prático deslizar o caminho todo novamente. Por isso, o iPhone oferece um método simples para retornar rapidamente tocando uma vez no topo da tela.

Esse recurso funciona em qualquer aplicativo. Se você estiver procurando uma conversa antiga no WhatsApp, por exemplo, e quer retornar às conversas recentes, basta tocar na parte superior da tela.

8. Toque atrás para controlar o iPhone

O gesto de Tocar Atrás, ou Back Tap, é um recurso bastante útil em iPhones 8 e posteriores. Ele permite que você ative comandos apenas dando toques na parte traseira do smartphone. A partir disso, é possível bloquear o aparelho, dar zoom ou fazer uma captura de tela rapidamente.

Para configurá-lo, abra o app Ajustes no iPhone, vá em "Acessibilidade" > "Toque" > "Tocar Atrás". Depois, defina um comando para dois toques ou três toques atrás do dispositivo.

Configure o toque atrás para facilitar o uso de comandos do iPhone (Captura de tela: Thiago Furquim)

Confira mais detalhes do recurso e sua configuração em nosso artigo como usar o Back Tap para controlar o iPhone por gestos.

9. Use o trackpad no teclado

Selecionar e editar textos no iPhone pode ser bastante simples se você usar o recurso de trackpad. Ele permite que você leve o cursor para onde desejar, selecione as palavras e faça as devidas alterações.

Pressione a barra de espaço para ativar o trackpad (Captura de tela: Thiago Furquim)

Para usá-lo, basta pressionar a barra de espaço do teclado e movimentar o cursor. Selecione um texto tocando em cima do trackpad e arrastando-o com o dedo. Simples assim.

10. Adicione widgets na tela

Os widgets são um dos melhores recursos para iOS e você pode aproveitá-los para acessar rapidamente atalhos de apps e personalizar sua tela inicial. Eles estão disponíveis para aplicativos nativos, como o Tempo e o Notas, e também apps de terceiros — a depender da disponibilidade do desenvolvedor.

Personalize sua tela de início e acesse atalhos de apps pelos widgets (Captura de tela: Thiago Furquim)

Para adicioná-los, basta pressionar o dedo em uma área vazia da Tela de Início até aparecer o botão de "+" na parte superior. Depois, explore a lista de widgets disponíveis em cada app. Saiba mais detalhes sobre isso em nosso artigo sobre como editar e personalizar os widgets do iPhone.

11. Crie um Memoji personalizado

Os Memojis são avatares desenvolvidos pela Apple para tornar a sua experiência no iPhone ainda mais personalizada. Ele permite que você crie emojis com suas características e feições faciais, além de permitir escolher trajes dos mais variados tipos.

Abra uma conversa no iPhone para editar ou criar um novo Memoji (Captura de tela: Thiago Furquim)

Isso torna sua conversa ainda mais divertida com seus amigos e familiares pelo iMessage, WhatsApp ou seu mensageiro favorito. Aproveite e leia nosso artigo completo sobre como criar o seu Memoji personalizado no iPhone.

12. Configure uma conta de e-mail

Se você tem uma conta no Google e deseja configurá-la no iPhone, o app Mail é o ideal para tarefa. Além de organizar sua caixa de entrada, o app também recebe seus eventos do calendário e migra as informações para os apps nativos do iPhone.

Para registrar sua conta no aplicativo, abra o app Ajustes, vá em "Mail" > "Contas" > "Adicionar Conta". As instruções para adicionar uma nova conta de e-mail são simples e você poderá optar por quais dados deseja sincronizar (calendário e notas, respectivamente).

13. Use o 3D Touch

A tecnologia do 3D Touch foi criada para facilitar a interação do usuário com iPhone. Com um simples gesto, você pode acessar opções variadas em um aplicativo, como acionar a câmera Selfie antes de abri-la, removê-lo do dispositivo ou acionar o trackpad do teclado.

Pressione o dedo em um aplicativo para abrir suas opções no 3D Touch (Captura de tela: Thiago Furquim)

Você pode começar a testar o 3D Touch imediatamente no iPhone pressionando o dedo em um aplicativo na tela ou em uma funcionalidade do iPhone. Vale a pena utilizá-lo na rotina do dia a dia para simplificar as suas tarefas.

14. Pesquise pelo Spotlight

O Spotlight é um poderoso recurso do iPhone para realizar pesquisas. Você pode digitar nomes de aplicativos (e baixá-los), pesquisar por lugares do Apple Maps ou consultar curiosidades do Wikipedia.

Faça pesquisas por assuntos ou aplicativos no Spotlight (Captura de tela: Thiago Furquim)

Uma vez que você domina essa ferramenta, usará de maneira constante no dia a dia. Faça uma pesquisa no seu dispositivo, com a tela desbloqueada, arraste para baixo e digite no campo de busca a informação que procura.

15. Use o modo Escuro

Se você costuma utilizar o iPhone em ambientes com baixa luminosidade, deve considerar usar o modo Escuro. Com ele, você protege a sua visão contra os malefícios da exposição constante à luz azul, que pode causar irritações e até lesões na córnea, e, se for um modelo de iPhone com tela Super Retina ou Super Retina XDR, ainda ganha mais tempo de bateria.

Ative o modo Escuro e o Night Shift no iPhone (Captura de tela: Thiago Furquim)

Considere também ativar o modo Night Shift para proteger a sua visão. Ele altera a temperatura das cores na tela para o espectro quente, ajudando a dormir melhor. Você pode ativar manualmente as duas funções na Central de Controle, pressionando o controle de brilho e ativando-as nos botões localizados na parte inferior da tela.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.