Como ver a saúde da bateria do iPhone

Como ver a saúde da bateria do iPhone

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 04 de Maio de 2022 às 09h25
Imagem: Rawpixel/Envato Elements

Desde o iOS 11, a Apple possibilita ver a saúde da bateria do iPhone nos ajustes do iOS. Isso é importante para que o usuário tenha mais informações sobre o estado físico do componente de energia e como isso pode influenciar o desempenho do celular.

Para entender melhor o assunto, é importante saber que a capacidade estimada da bateria está diretamente relacionada com a experiência de uso do iPhone. Ou seja, se o dispositivo está mais lento que o normal, é provável que o componente de energia esteja em estado avançado de degradação.

Muitas pessoas podem ficar em dúvida sobre o motivo da perda repentina de desempenho, mas esse é um comportamento programado no iOS para evitar que o celular desligue abruptamente — ou piore ainda mais a degradação da bateria.

Como evitar a degradação da bateria do iPhone

O processo de degradação da bateria do iPhone SE deve ao envelhecimento químico do componente. Não há como evitar que isso aconteça, porém, é possível reduzir o impacto do problema e aumentar a sua vida útil. Você pode evitar carregadores e cabos falsos e seguir nossas dicas para economizar bateria no smartphone, por exemplo.

O mais importante é que a Apple sabe que isso é um problema crônico dos componentes atuais e que não deverá mudar tão cedo. Por isso, ela disponibiliza aos iPhones 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max e posteriores um novo sistema integrado de software e hardware, responsável por oferecer alto desempenho conforme a bateria envelhece com o uso.

Todo o requerimento de energia que um iPhone precisa é monitorado dinamicamente e gerenciado para atender as necessidades do usuário todo o tempo. Assim, existe menor gasto de esforço da bateria para tarefas simples e diminui o impacto da degradação.

Além isso, o iOS também é inteligente no que refere a controle de fluxo quando o dispositivo estiver no carregador. O recurso de carregamento otimizado faz com que ele aprenda sua rotina de carga e uso do iPhone, evitando mais desgastes.

O que acontece com o iPhone de bateria degradada

O iPhone que está com a saúde da bateria prejudicada pode ter seu desempenho reduzido drasticamente. Ainda assim, é comum que alguns comportamentos estranhos aconteçam, como cair a porcentagem rapidamente ou reiniciar de forma repentina.

Em geral, a depender de como a bateria esteja, você poderá ter experiências desagradáveis mais comuns: apps que demoram de abrir, lentidão para rodar jogos, luz da tela enfraquecida, volume baixo e outros problemas.

Confira, neste artigo, como checar a saúde da bateria do iPhone, como desativar a função de gerenciamento de desempenho e como gerenciar o uso do componente de energia no aparelho.

Como ver a saúde da bateria no iPhone

Para encontrar a seção que dá informações sobre a saúde da bateria do iPhone, vá ao app Ajustes > "Bateria" > "Saúde da Bateria". Nesta tela, a leitura da Capacidade Máxima fornece uma estimativa da produtividade total que a bateria suporta (isto é, sua vida útil).

Confira a saúde da bateria e se precisa tomar providências pelo desgaste (Imagem: Thiago Furquim)

Se o dispositivo for novo, ele deve mostrar que o aparelho está com 100% da capacidade, ou algo muito próximo disso. Uma capacidade com valores menores significa que a bateria não segurará uma carga completa pelo mesmo tempo de antes.

Abaixo, há a seção intitulada "Capacidade de Desempenho Máximo", que indica se a bateria está permitindo o iOS a entregar o máximo de performance ou se a degradação da bateria está comprometendo essa tarefa. Neste caso, com a bateria degradada, o iPhone ativará a funcionalidade de gerenciamento de desempenho, que reduz a capacidade do aparelho e evite desligamento inesperado.

A última opção é o "Carregamento Otimizado", ativado por padrão para evitar que o iPhone carregue o máximo e estresse a bateria com o tempo extra conectado ao carregador. Aqui, a inteligência artificial entende quando você costuma usar o aparelho e completa o carregamento pouco tempo antes de ser retirado da tomada.

Quando trocar a bateria do iPhone

Quando o iPhone atinge um estágio de degradação alto, o sistema exibe mensagem de que a bateria deverá ser substituída por um Fornecedor de Serviços Autorizado da Apple.

Veja a comparação de um iPhone com desempenho máximo e com a bateria degradada (Imagem: Thiago Furquim)

Isso significa que o desempenho do seu smartphone está comprometido, e você pode ter a experiência do uso bastante comprometida — além de precisar carregar a bateria com mais frequência. Se não é do seu interesse que o dispositivo seja desacelerado, é recomendado obter uma substituição de bateria física. Entre em contato com a Assistência Técnica da Apple para agendar um serviço de troca.

Para iPhone XS, XS Max, XR e posteriores, as baterias não genuínas instaladas no aparelho não terão nenhum aviso sobre a saúde do componente. Essa condição da Apple visa proteger o próprio usuário, evitando possíveis acidentes que coloquem em risco sua integridade física e a do dispositivo.

Como gerenciar o uso da bateria

Para verificar quais apps estão usando mais consumindo energia no aparelho, ou se você desconfia de que o vilão seja o próprio sistema, vá para o app Ajustes > "Bateria". Confira o relatório completo o uso em 24 horas e nos últimos 4 dias.

Além disso, veja quando foi carregado pela última vez até 100% e, abaixo, a lista de aplicativos que mais consomem carga e sua atividade do dispositivo. É importante verificar essa lista caso esteja desconfiado de que há algum app consumindo mais bateria do que deveria.

Verifique o relatório de atividade por aplicativo nos ajustes da bateria (Imagem: Thiago Furquim)

Por fim, ainda na seção "Bateria", você pode acionar o "Modo Pouca Energia" quando quiser para obter mais um tempo de carga no aparelho. O recurso diminui as atividades de forma temporária em segundo plano, até que o iPhone seja completamente carregado.

Ative o Modo Pouca Energia para diminuir o consumo de energia do iPhone (Imagem: Thiago Furquim)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.