Publicidade

14 dicas essenciais para economizar bateria no iPhone e iPad

Por  • Editado por  Bruno Salutes  | 

Compartilhe:
Imagem: Lucas Wetten (Canaltech)
Imagem: Lucas Wetten (Canaltech)
Tudo sobre Apple

Apesar de as baterias dos produtos da Apple serem sempre aprimoradas e otimizadas, ano após ano, a cada novo lançamento de modelo. Descobrir as melhores formas de economizar bateria no iPhone e no iPad é algo sempre útil, visto que esses aparellhos tendem a perder desempenho após algum tempo de uso.

Desbrave nossa super lista abaixo e confira 13 dicas que podem ajudar a fazer com o que seu dispositivo aguente mais tempo de uso sem precisar de uma nova recarga:

1. Ative o Modo Pouca Energia

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para começar, o recurso mais prático do iOS para a economia de bateria, finalmente introduzido mais recentemente no iPadOS também. No entanto, os prós e contras do Modo Pouca Energia são os mesmos: a desativação automática de uma série de funcionalidades simultâneas do seu dispositivo, como atualizações em 2º plano, ajuste automático do brilho de tela, animações do sistema, funções da Siri, e mais.

Enquanto isto pode ser realmente benéfico para a economia de bateria, o usuário deixa de contar com muitos recursos que se limitam com a ativação do Modo Pouca Energia. Conclusão: utilize esta função com moderação, quando achar que precisa. Para ativá-lo, isto pode ser feito em Ajustes > Bateria ou pela Central de Controle, caso a função esteja adicionada.

2. Gerencie as atualizações em 2º plano

As atualizações em 2º plano podem fazer sentido para alguns aplicativos que você utiliza com certa frequência no seu dia, mas provavelmente não faz para todos eles. Sendo assim, não há a necessidade de uma atitude mais radical, como desativar o recurso inteiramente.

A dica aqui é que você entre em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano e gerencie os apps que possui, conferindo um a um e desativando os que você considerar que não precisam ser constantemente atualizados de forma automática pelo seu aparelho.

3. Gerencie os serviços de localização

Continua após a publicidade

A mesma regra citada acima se aplica para este item. Entre em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização para gerenciar como estão as permissões de localização dos aplicativos instalados em seu aparelho.

Mais uma vez, uma medida mais drástica, como desativar o recurso por inteiro, não é nada recomendável, pois existem funcionalidades essenciais que dependem dos serviços de localização, como o aplicativo Buscar. Vale verificar app por app e ajustar a permissão condizente ao aplicativo em questão.

4. Desative o Brilho Automático da tela

Continua após a publicidade

Apesar de geralmente funcionar bem, o ideal é manter o recurso de Brilho Automático da tela desativado, pois as constantes checagens das condições atuais de iluminação no seu ambiente podem impactar na performance da bateria do seu aparelho.

O curioso é que o caminho para fazer este ajuste foi alterado há algumas atualizações do iOS e, pela internet afora, muito se especulou se a Apple teria alterado para dificultar propositalmente o acesso a este ajuste. Enquanto esta configuração era feita anteriormente na seção de "Tela e Brilho" nos Ajustes, agora é preciso entrar em Acessibilidade > Tela e Tamanho do Texto e descer tudo para encontrar o ajuste no final da tela.

5. Ajuste e reduza o brilho da tela

Continua após a publicidade

Com o recurso de Brilho Automático da tela desativado, agora cabe a você ajustar manualmente o brilho da tela do seu dispositivo, reduzindo-o de forma moderada, ou seja, a um nível que equilibre economia de bateria com uma boa visibilidade do conteúdo exibido. Isto pode ser feito em Ajustes > Tela e Brilho ou pela própria Central de Controle.

6. Ative o Modo Escuro

Estudos comprovados indicam que o Modo Escuro pode economizar uma média de 39 a 47% de bateria do seu aparelho quando ativado com o brilho da tela em 100% em relação ao Modo Claro. Com a luminosidade reduzida, a porcentagem de economia naturalmente será proporcionalmente menor, mas ainda assim também será efetiva.

Continua após a publicidade

Contudo, caso o Modo Escuro não te agrade para usar no dia a dia, guarde esta dica para usar apenas quando precisar. Para ativá-lo, isto pode ser feito em Ajustes > Tela e Brilho ou pela Central de Controle, caso a função esteja adicionada.

7. Ative o Bloqueio Automático da tela

Um ajuste tanto de economia de bateria como de segurança do seu dispositivo é a ativação de um bloqueio automático de tela mais rápido. Entre em Ajustes > Tela e Brilho > Bloqueio Automático e defina para o tempo que preferir, lembrando que, quanto menor o tempo de tela acesa, melhor para a economia da bateria do seu aparelho.

Continua após a publicidade

8. Desative o Elevar para Despertar

Sabe quando você simplesmente levanta o seu iPhone ou iPad e a tela se acende? Apesar de ser algo prático para rapidamente visualizar as horas ou novas notificações recebidas, a recorrente elevação do aparelho pode fazer com que a bateria se drene mais rapidamente. Isto sem mencionar ainda quando a tela se acende sem termos a intenção no momento, como ao retirar o dispositivo do bolso ou de uma mochila.

Aproveitando a mesma seção do item acima, em Ajustes > Tela e Brilho, desative a opção da função "Elevar para Despertar" para evitar que a tela continue se acendendo toda vez que o aparelho for posto para cima.

Continua após a publicidade

9. Desative os movimentos e animações

Os movimentos e as animações da tela, como ao desbloquear o seu dispositivo ou abrir um aplicativo, também podem ser desativados para se ter mais autonomia da bateria. Entre em Ajustes > Acessibilidade > Movimento, ative a opção para "Reduzir Movimento" e desative a opção de "Efeitos em Mensagens".

Continua após a publicidade

10. Ative o Modo Avião

O Modo Avião é consideravelmente importante quando você estiver sem sinal da sua operadora de telefonia. Isto porque o dispositivo vai continuar incessantemente procurando por um sinal, o que pode acabar impactando bastante no desempenho de sua bateria.

Este, inclusive, é um dos motivos pelos quais o Modo Avião é necessário ser ativado durante voos, além de, claro, evitar causar ruídos na comunicação dos pilotos com as torres de controle de aeroportos. Acesse a Central de Controle para ativá-lo.

Continua após a publicidade

11. Gerencie as conexões do aparelho

Já em locais com sinal, lembre-se sempre de verificar o status das conexões de seu dispositivo. Caso esteja em casa ou no ambiente de trabalho, com o iPhone ou iPad devidamente conectado na sua rede de Wi-Fi, mantenha os dados celulares desativados. Saiu sem seu Apple Watch ou não está mais utilizando seus fones de ouvido Bluetooth? Desligue a conexão Bluetooth do seu aparelho.

São detalhes que, pensando na duração da bateria para um dia todo, podem ser essenciais. Para gerenciar as conexões do seu dispositivo, acesse os Ajustes ou a própria Central de Controle.

Continua após a publicidade

12. Analise o uso da bateria

Caso queira analisar de forma bem mais detalhada o uso da bateria do seu aparelho, entre em Ajustes > Bateria. Nesta tela, você poderá verificar a lista de apps e funções, ordenada de forma crescente por consumo da bateria. Clique em "Mostrar Atividade" para exibir os detalhes por tempo, seja com o aplicativo aberto na tela ou por atualizações em 2º plano.

13. Gerencie seus widgets

Um outro fator que pode impactar negativamente na performance da bateria do seu aparelho é um número excessivo de widgets na Tela de Início. Pense que, quantos mais widgets adicionados, mais atualizações em 2º plano serão executadas para que as informações exibidas na tela estejam sempre devidamente atualizadas para você no momento em que você acessá-la.

14. Evite altas temperaturas

Para finalizar, é sempre importante evitar altas temperaturas de exposição ao seu iPhone ou iPad. Manter o seu aparelho exposto ao sol, por exemplo, inevitavelmente vai esquentá-lo e fazer com que sua bateria esquente por consequência, impedindo que ela funcione com eficiência.