iOS: como consultar o nível de bateria do iPhone

Por Lucas Wetten | 11 de Março de 2021 às 20h20
Foto: Andreas Haslinger (Unsplash)

Uma das coisas que mais ficamos ligados no nosso celular durante todo o dia é o seu nível de bateria, afinal, sempre calculamos quanto ainda vamos precisar para as próximas horas de uso.

Como padrão, o iPhone até a geração 8 vinha com a porcentagem desabilitada, mostrando apenas o ícone da bateria no topo da tela - porém, grande parte dos usuários logo habilitava esta função para acompanhar a porcentagem na tela inicial do aparelho.

No entanto, desde a geração do iPhone X as informações do topo da tela, como horário, ícone de localização, operadora do celular, conexão de dados ou do Wi-Fi e nível de bateria, acabaram se espremendo por conta da nova câmera TrueDepth, responsável pela tecnologia de reconhecimento facial trazida à época e colocada na frente do aparelho em substituição a antiga câmera frontal.

Com isso, para visualizarmos a porcentagem atual da bateria, existem algumas novas maneiras, principalmente com a nova funcionalidade de adição de widgets na tela inicial, apresentada no iOS 14.

Como consultar o nível de bateria do iPhone pela Central de Controle

Agora, diferentemente das versões anteriores ao iPhone X, não é mais preciso habilitar a porcentagem. Para conferir o nível de bateria, basta você arrastar para baixo a Central de Controle no canto do topo direito e você verá no topo direito.

Na Central de Controle, você já terá a porcentagem de bateria disponível como padrão. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Como consultar o nível de bateria do iPhone pelo Widget (iOS 14)

Introduzido na última grande atualização do iOS, o iOS 14 trouxe uma vasta gama de possibilidades para personalizar tanto a tela inicial como a tela de Hoje do iPhone/iPad. Com a apresentação dos widgets, tornou-se possível customizar as informações que mais lhe interessam em cada tela - como, por exemplo, o nível de bateria do seu celular e de outros dispositivos conectados via Bluetooth. Confira abaixo como inserir um widget de bateria:

Passo 1: clique por alguns segundos em qualquer um de seus apps para que abra o menu de opções correspondente àquele aplicativo e procure por "Editar Tela de Início". No topo à esquerda, você verá um símbolo de "+". Clique para ver as suas opões de widgets disponíveis.

Procure e selecione o widget de Baterias. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: busque pelo widget de Baterias e escolhe dentre as três opções de tamanho: quadrado, retangular ou bloco.

Você optar por três diferentes tamanhos de widget. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: clique para adicionar o widget do tamanho desejado e escolha onde ele deve encaixar. Você pode tanto colocar na tela de Hoje, como na tela de início ou até mesmo nas duas opções, colocando um tamanho em cada se assim preferir.

Ao adicionar o widget de Baterias, você vai notar que outros aparelhos conectados via Bluetooth - como Apple Watch e AirPods -, também terão os níveis de baterias disponibilizados no mesmo ícone.

O widget exibirá o nível de bateria de todos os seus dispositivos conetados. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

O tutorial de inserção de widgets também se aplica ao iPad, contanto que o dispositivo esteja atualizado na versão iPadOS 14.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.