Como checar a saúde da bateria do iPhone e otimizar o desempenho no iOS 11.3

TUDO SOBRE

Apple

Enfim, a Apple cumpre uma de suas promessas, e inclui uma nova seção no menu de Configurações de Bateria do iOS, com o intuito de fornecer informações sobre a saúde da bateria de iPhones. O recurso Saúde da Bateria (Beta) já está disponível no iOS 11.3.

A capacidade estimada da bateria já pode ser vista na tela, onde também é explicado se a bateria pode alcançar um pico de desempenho. Além disso, o sistema operacional passa a informar ao usuário se o seu dispositivo está sendo prejudicado devido a uma bateria degradada.

O que ocorre é que, quando o dispositivo é atualizado para o iOS 11.3, este passa a ter gerenciamento de desempenho, e é acelerado automaticamente quando o sistema operacional tiver um desligamento inesperado. Todavia, é possível desativar a lentidão no menu Saúde da Bateria, se o usuário assim quiser.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A Apple afirma que todos os aparelhos com iOS 11.3 já possuem os recursos de gerenciamento de desempenho desativados. Esta funcionalidade limita a CPU se a bateria não puder mais fornecer potenciais picos. Atualmente, o gerenciamento de desempenho pode ser ativado pelo sistema nos iPhones 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, SE, 7 e 7 Plus.

Além isso, o iOS 11.3 também é mais inteligente no que refere a controle de fluxo quando ativado. De acordo com a Maçã, esse novo sistema é mais refinado e adaptativo. O iPhone 8 e o iPhone X, em contrapartida, já possuem novas atualizações de hardware que permitem a aplicação do gerenciamento de energia sob demanda e, portanto, a limitação nesses dois modelos é muito menos perceptível do que nas versões mais antigas do dispositivo.

Como verificar se o recurso está ativo?

A capacidade da bateria pode ser visualizada em qualquer dispositivo iPhone que foi lançado a partir de 2014 (iPhone 6, no caso). Antes de mais nada, certifique-se de que está com o iOS 11.3 instalado. Caso ainda não tenha a mais recente versão do sistema operacional, prossiga até “Ajustes”, e, em "Geral", escolha “Atualização de Software”. Caso já esteja com o iOS atualizado ou acabou de instalar o patch, abra o menu “Ajustes”, vá em “Bateria” e por fim, em “Saúde da Bateria”.

Neste campo, a leitura da Capacidade Máxima fornece uma estimativa da produtividade total que a bateria suporta (isto é, sua vida útil). Se o dispositivo for novo, ele deve mostrar que o aparelho está com 100% da capacidade, ou algo muito próximo disso. Uma capacidade com valores menores significa que a bateria não segurará uma carga completa pelo mesmo tempo de antes.

Logo abaixo, há a seção intitulada Capacidade de Desempenho Máximo. Abaixo do título, há um campo com um texto em cinza, que indica se o gerenciamento da bateria, isto é, a limitação, está ativada ou não.

(Captura de tela: Canaltech)
(Captura de tela: Canaltech)

Como desativar a funcionalidade?

Esta seção é recomendada para iPhones com suporte à Capacidade Máxima. Caso o seu iPhone seja um destes e você não ligue para o fato de que ele pode sofrer um desligamento inesperado, querendo desativar a funcionalidade, saiba como executar isso logo abaixo.

Se a bateria estiver em bom estado e oferecer a Capacidade Máxima, a tela exibirá uma mensagem dizendo que a bateria está fornecendo desempenho máximo no momento. Por aqui, não é possível ativar ou desativar nada, pois é uma das condições impostas pela atualização do iOS 11.3, e não há uma forma de alterar.

Agora, caso o iPhone tenha desligado inesperadamente e o dispositivo não suporta a Capacidade Máxima, o iOS exibirá uma mensagem no menu de Bateria, informando algo como “Este iPhone sofreu um desligamento inesperado porque a bateria não conseguiu fornecer a capacidade máxima necessária. O gerenciamento de desempenho foi ativado para prevenir isto de acontecer novamente”. Este recurso, o gerenciamento de desempenho, desacelera o processador dinamicamente para reduzir as demandas da capacidade máxima da bateria.

Se não é do seu interesse que o dispositivo seja acelerado, é recomendado obter uma substituição de bateria física, uma proposta que a Apple vem ofertando a algum tempo aos proprietários de iPhone por um preço reduzido. Pode-se ainda, simplesmente desativar a diminuição da potência, que é uma nova opção oferecida pelo iOS 11.3.

Para desativar, então, vá ao menu “Ajustes”, escolha “Bateria” e por fim, siga para “Saúde da Bateria”. Clique no link para “Desativar” que aparece ao final da mensagem no campo Capacidade de Desempenho Máximo (ele deve estar destacado em azul, então é fácil reconhecer). Após esta opção ser escolhida, a seguinte mensagem será exibida: “Este iPhone sofreu um desligamento inesperado porque a bateria não conseguiu fornecer a capacidade máxima necessária. Você desativou manualmente as proteções de gerenciamento de desempenho”.

(Imagem: 9to5 Mac)

Vale ressaltar que, uma vez desabilitado, o gerenciamento de desempenho não pode ser reativado. Isso significa que o aparelho não sofrerá diminuição em sua potência até a próxima vez que o dispositivo for desligado, já que a bateria não poderá fornecer capacidade máxima suficiente.

O iPhone ainda ativará automaticamente o gerenciamento de desempenho quando ocorrer um desligamento inesperado, ou seja, se você não quiser experimentar a diminuição na potência do aparelho, precisará ir novamente ao menu de Saúde da Bateria e repetir todo o processo todas as vezes que ele for alterado automaticamente após um desligamento inesperado.

Casos em que a bateria está degradada

Em situações em que a bateria está muito desgastada – isto é, quando a capacidade máxima já atingiu 80% ou menos – a Apple permite que os usuários desativem a limitação de desempenho, mas a probabilidade de que ocorram travamentos e desligamentos inesperados aumenta drasticamente. O iPhone exibirá um aviso adicional no menu de Saúde da Bateria. A dita mensagem recomenda que os usuários procurem uma manutenção especializada para o dispositivo. Caso opte pela sugestão, basta clicar no link “Mais sobre opções de serviço” e seguir as dicas.

(Imagem: 9 to 5 Mac)

Pode ser, ainda, que alguns aparelhos possuam um sistema incapaz de determinar a integridade da bateria. Nestes casos, no menu de Saúde da Bateria, haverá uma recomendação para que o proprietário execute uma substituição física do componente.

Por fim, embora o iOS 11.3 não já esteja mais em fases de testes, a opção Saúde da Bateria ainda apresenta a distinção de (Beta) no título, o que deixa a entender que a Apple pode ainda implementar o recurso com novas funcionalidades.

Aplicou esses passos, mas sua bateria continua ineficiente? Confira o serviço de troca de bateria para iPhone do CanaltechFix.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.