Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bug do iOS 15 some com fotos salvas no iMessage

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Setembro de 2021 às 10h50

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

Um bug do iOS 15 apaga fotos salvas do iMessage sempre que o iCloud Backup entra em ação e a conversa original é excluída. Não se sabe o que provoca o erro, mas ele também acontece quando a mídia está salva na biblioteca pessoal do usuário na nuvem.

O sumiço das fotos foi noticiado pelo site MacRumors, que recebeu relatos de usuários incomodados com a perda de arquivos. Após uma investigação, descobriu-se que o problema acontecia por causa do backup rotineiro do iCloud — recurso que, em muitos casos, está habilitado por padrão.

Continua após a publicidade

Não só a exclusão da conversa inteira causa o desaparecimento da foto, como também se o usuário apagar somente a mensagem que a contém. Segundo o site, o erro acontece praticamente 100% das vezes, então dá para replicá-lo para conferir no próprio aparelho — se quiser, siga estes passos:

  • Salve uma foto de uma conversa do iMessage para a galeria pessoal (e verifique se foi salva corretamente);
  • Apague a conversa inteira ou somente a mensagem que contém a foto. Se você fez tudo certinho, o arquivo ainda vai estar na sua galeria;
  • Faça um backup do iCloud. Em seguida, a foto já deve ter sumido.

Se o remetente da imagem não tiver mais o arquivo, o material será perdido para sempre. É interessante verificar se o backup está ativado no iPhone, principalmente se você tiver o hábito de apagar mensagens ou conversas inteiras.

Ainda segundo o MacRumors, o erro também parece acontecer no iOS 15.1 beta 2, então até os testadores oficiais estão expostos ao problema. Contudo, devido à gravidade do problema, talvez a Apple opte por lançar uma correção emergencial sem passar pelo período de testes.

Continua após a publicidade

O iOS 15 foi lançado no dia 20 de setembro e os relatos de bugs têm sido recorrentes. Problemas na tela, no armazenamento, no app Instagram e na durabilidade da bateria enquanto ouve música no Spotify foram os piores erros descobertos até agora.

Fonte: MacRumors