Publicidade

iOS 15 tem bug que acusa memória cheia mesmo quando há espaço disponível

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Setembro de 2021 às 15h57

Link copiado!

Apple
Apple
Tudo sobre Apple

O iOS 15 foi liberado na segunda-feira (20) e já traz dor de cabeça para alguns usuários que migraram de primeira: um bug faz o sistema acusar que o armazenamento interno estaria lotado, mesmo quando isso não é verdade, e não há nada que possa ser feito para sumir com a notificação, a não ser voltar para o iOS 14. Aparentemente, erro semelhante também afeta o iPadOS 15.

Mesmo se o usuário fizer uma limpeza geral para abrir espaço na memória, a notificação persistirá — portanto, não jogue seus arquivos no lixo se for o seu caso. O bug não é restrito a algum modelo específico, segundo informa o site Apple Insider, afetando inclusive o iPhone 12 Pro Max, o topo de linha de 2020.

Continua após a publicidade

O erro parece se manifestar de outras formas, também. O iPhone 12 testado pelo site tem cerca de 20 GB ocupados por músicas, mas o sistema aponta que só 11 GB foram usados; em um iPad Pro rodando o iPadOS 15, 300 GB consumidos por arquivos não aparecem no medidor do menu de configurações, que indica que todo o armazenamento está livre.

A notificação parece não afetar a experiência geral com o iPhone ou o iPad, então aplicativos, mídia e arquivos ainda podem ser salvos sem nenhum problema. O grande problema está mesmo no inconveniente que o aviso enganoso é capaz de causar, provavelmente fazendo usuários partir para a exclusão de arquivos e apps sem necessidade.

Até a publicação desta matéria, a Apple não se manifestou sobre o assunto, ma, devido à gravidade do problema, é bem provável que a companhia já esteja trabalhando em uma correção. Provavelmente, a solução deve ser encaminhada aos usuários assim que estiver pronta, sem antes passar por um período de testes.

O que fazer?

Continua após a publicidade

Aqueles que ainda estão com o iOS 14 podem ficar despreocupados: a Apple prometeu dar suporte para o sistema operacional por mais algum tempo, poupando o usuário de migrar para o novo sistema operacional. Considerando o bug relatado nesta quarta-feira (22), é melhor continuar com a versão antiga, mesmo que isso tire o privilégio de ter os recursos mais recentes.

Fonte: Apple Insider