YouTube vai bloquear adblockers em todo o mundo, confirma a empresa
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco | •
O YouTube confirmou que as restrições contra bloqueadores de anúncios na plataforma vão afetar usuários em todas as regiões do mundo. A informação foi reforçada ao site The Verge pelo diretor de comunicações da empresa, Christopher Lawton, que apontou um “esforço global” para combater quem tenta burlar as propagandas usando um adblocker.
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Impacto na comunidade
Em comunicado, o porta-voz do YouTube informa que os bloqueadores violam os termos de serviço da ferramenta e por isso a companhia lançou uma iniciativa em todo o planeta para “incentivar os espectadores com adblockers a permitirem anúncios ou testarem o YouTube Premium para uma experiência livre de propagandas”. A gigante dos vídeos ainda reforça que as inserções comerciais serviriam de apoio para um ecossistema de criadores e facilitariam o acesso da comunidade aos vídeos.
Vale lembrar que o YouTube paga seus criadores por meio de um programa de parceria cuja principal fonte de renda são os anunciantes. Empresas pagam para veicular anúncios na plataforma e parte do dinheiro arrecadado a partir disso é dividido com youtubers elegíveis — entenda mais sobre como funciona o pagamento e a monetização no YouTube.
Apesar de não apresentar qualquer número sugerindo perdas de arrecadação em decorrência do uso de bloqueadores, o YouTube indica que tal prática tem potencial para afetar o programa que reparte lucro da publicidade com criadores de conteúdo.
YouTube x adblockers
A cruzada do YouTube contra os adblockers é antiga, mas ganhou força a partir de maio deste ano, quando alguns usuários encontraram um aviso informando que esse tipo de plugin não era permitido. A notificação aparecia antes da reprodução, mas ainda era apenas um alerta, ou seja, era possível fechar a janela e seguir em frente.
A empresa adotou medidas mais severas nos meses seguintes: as pessoas podem assistir a até três vídeos com o bloqueador ligado, mas a plataforma bloqueia a reprodução de qualquer conteúdo após o limite ser atingido. Inicialmente, isso surgiu como um teste, mas a restrição foi ampliada para toda a comunidade.
É importante lembrar que o YouTube pode exibir propagandas antes e durante a reprodução de um vídeo, enquanto conteúdos mais longos podem receber mais de uma inserção enquanto você assiste.
Como não ver anúncios no YouTube?
A companhia só oferece um caminho para quem quer parar de ver os anúncios: assinar o YouTube Premium, oferecido a R$ 24,99 por mês ou R$ 249,00 por ano no plano individual. A assinatura remove as propagandas e oferece benefícios adicionais, como a opção de baixar vídeos para ver offline, reprodução em segundo plano no celular e acesso à experiência completa do YouTube Music.
Para quem não quer pagar, a alternativa é desativar adblockers no navegador ou no celular e assistir às propagandas — não é necessário desinstalar o bloqueador de seu dispositivo, mas apenas remover o YouTube da lista. Entretanto, um truque para ativar a visualização do saudoso Windows Phone permite ver vídeos sem anúncios, mas é improvável que isso dure por muito tempo e a prática também deve ser bloqueada em breve.
Fonte: The Verge