Quanto ganha um YouTuber? Saiba como funciona a monetização
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google oferece uma página de estatísticas para mostrar, em linhas gerais, quanto o YouTube paga a criadores de conteúdos. Essa ferramenta está disponível no YouTube Studio, junto com as demais métricas do canal, para quem participa do Programa de Parcerias do YouTube.
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Quanto o YouTube paga para os criadores?
O YouTube não revela quanto paga aos criadores de conteúdo publicamente. No lugar, o Google apenas mostra as ferramentas de monetização disponíveis, como anúncios, inscrições em canais e afins, e oferece um canal de estatísticas aos donos dos canais.
Para verificar a receita do canal, você precisa acessar as estatísticas do YouTube Studio:
- Acesse o YouTube Studio (studio.youtube.com);
- Faça login com a sua conta;
- Vá em “Analytics”;
- Clique em “Receita”.
Como é feito o pagamento do YouTube
Os pagamentos do Programa de Parcerias do YouTube são realizados pelo AdSense, o serviço de publicidade do Google. Segundo uma página de suporte da empresa, essa é a principal forma para os criadores de conteúdo receberem as suas recompensas pelos vídeos publicados na plataforma.
Quanto ganha um YouTuber com mais de 1 milhão de inscritos?
O YouTube não informa os valores pagos nem revela os ganhos do canal publicamente. Todavia, empresas de dados de redes sociais como o Social Blade fazem estimativas dos ganhos de alguns dos maiores canais da plataforma.
A seguir, confira as estimativas dessa consultoria em específico para canais que mais de 1 milhão de inscritos:
- MrBeats (273 milhões de inscritos): entre US$ 620,5 mil e US$ 9,9 milhões por mês;
- T-Series (267 milhões de inscritos): entre US$ 700,3 mil e US$ 11,2 milhões por mês;
- Cocomelon (176 milhões de inscritos): entre 453,8 mil e US$ 7,3 milhões por mês;
- Kids Diana Show (122 milhões de inscritos): entre 207,4 mil e US$ 3,3 milhões por mês;
- Vlad and Niki (118 milhões de inscritos): entre US$ 269,7 mil e US$ 4,3 milhões por mês.
Cabe ressaltar que a estimativa é feita com a métrica “Custo por Mil” (CPM), que contabiliza cada mil visualizações de uma única propaganda. Neste caso, a consultoria faz o cálculo com valores entre US$ 0,25 e US$ 4.
Como ganhar dinheiro com o YouTube
Para ganhar dinheiro com o YouTube, é preciso participar do Programa de Parcerias do YouTube (YPP). Contudo, o programa só estará disponível se você atender a alguns critérios, como ter 500 inscritos ou mais no seu canal:
- Acesse o YouTube Studio (studio.youtube.com)
- Faça login;
- Entre na página “Monetização”;
- Aperte no botão “Faça sua inscrição”;
- Aceite os termos;
- Configure uma conta do AdSense.
Agora é só aguardar a análise da inscrição ser concluída para ter acesso às ferramentas de monetização do YouTube.
Quais são os critérios para monetizar um canal?
O YouTube conta com alguns critérios para liberar a monetização dos canais, como ter 500 inscritos ou mais e ter feito três envios públicos válidos nos últimos 90 dias. O YouTube também pede para que os criadores de conteúdos alcance uma das duas marcas:
- 3.000 horas de exibição públicas em vídeos mais longos nos últimos 365 dias; ou
- Três milhões de visualizações públicas dos Shorts nos últimos 90 dias.
Se você possui mais de 1 mil inscritos, não é necessário atingir a marca de três envios públicos nos últimos três meses. Contudo, é preciso alcançar um dos resultados a seguir:
- Ter 4.000 horas de exibição pública em vídeos mais longos nos últimos 365 dias; ou
- Ter 10 milhões de visualizações públicas dos Shorts nos últimos 90 dias.
Outros requisitos são igualmente exigidos pelo Google, como ter 18 anos ou mais, ativar a autenticação em duas etapas (2FA) da conta e seguir as regras do programa.
Como funciona a monetização do YouTube
O YouTube oferece diversos tipos de recursos de monetização. Confira a seguir:
- Anúncios: exibição de anúncios durante a reprodução do vídeo, na página do conteúdo, feed do Shorts e afins;
- YouTube Premium: parte da quantia paga pelo assinante do YouTube Premium é destinada ao criador de conteúdo caso o espectador assista a um vídeo do canal;
- Shopping: estante de produtos de uma loja própria. Ao se qualificar, se torna possível usar o conteúdo para promover produtos de outras marcas e ganhar dinheiro;
- Clubes dos canais: oferta de benefícios exclusivos para assinantes que fazem pagamentos mensais para ser membro do canal;
- Super Chat e Super Stickers: recursos habilitados em transmissões ao vivo onde os espectadores podem comprar Super Chats para destacar uma mensagem no chat ou Super Sticker para que uma
- figurinha apareça no chat;
- Valeu demais: agradecimentos extras onde os fãs podem comprar uma animação única e postar uma mensagem colorida e personalizável na seção de comentários do vídeo.
Quais são os requisitos para os recursos de monetização?
O Google possui duas faixas de limites de canal para liberar os recursos de monetização:
Limites do canal | Recursos de monetização |
- Ter 500 inscritos ou mais; - Ter feito três envios públicos válidos nos últimos 90 dias; - Ter 3.000 horas de exibição pública em vídeos mais longos nos últimos 365 dias ou três milhões de visualizações públicas dos Shorts nos últimos 90 dias. | - Clube dos canais; - Super Chat e Super Stickers; - Valeu demais; - Shopping (promoção de produtos próprios). |
- Ter 1.000 inscritos ou mais; - Ter 4.000 horas de exibição pública em vídeos mais longos nos últimos 365 dias ou ter 10 milhões de visualizações públicas dos Shorts nos últimos 90 dias. | - Clube dos canais; - Super Chat e Super Stickers; - Valeu demais; - Shopping (produtos próprios e de outras marcas); - Anúncios; - YouTube Premium. |
Por exemplo, para ganhar dinheiro com anúncios, é preciso se enquadrar nos pré-requisitos da segunda faixa, como ter 1 mil inscritos no mínimo. Você pode acompanhar o progresso desses indicadores na página “Monetização” dentro do YouTube Studio (studio.youtube.com).
Quanto ganha um YouTuber por mês no Brasil
Assim como no exterior, o YouTube não divulga a receita paga para os criadores de conteúdo brasileiros. Entretanto, o Social Blade também monitora canais do Brasil e oferece estimativas de ganhos com base na mesma métrica de CPM com valores entre US$ 0,25 e US$ 4:
- Luccas Neto (44 milhões de inscritos): entre US$ 105,8 mil e US$ 1,7 milhões;
- Galinha Pintadinha (35,9 milhões de inscritos): entre US$ 164,1 mil e US$ 2,6 milhões;
- Felipe Neto (46,3 milhões de inscritos): entre US$ 20,3 mil e US$ 324,7 mil;
- KondZilla (67,1 milhões de inscritos): entre US$ 18,1 mil e US$ 289,4 mil;
- Você Sabia? (45,5 milhões de inscritos): entre US$ 3,8 mil e US$ 60,4 mil.
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