Publicidade

Como funciona o pagamento no YouTube

Por| Editado por Bruno Salutes | 25 de Março de 2022 às 20h30

Link copiado!

Eyestetix Studio/Unsplash
Eyestetix Studio/Unsplash

A plataforma de vídeos do Google é um dos principais locais de criação de conteúdo, portanto, saber como funciona o pagamento no YouTube é uma informação importante para os que desejam iniciar, ou mesmo quem já está a um tempo e começou a ter crescimento.

Existem algumas obrigações que o usuário precisa cumprir, muitos deles realizados ao ativar a monetização vinculando seu canal do YouTube com o Google AdSense. Confira abaixo informações sobre as datas de pagamento e, também, como receber o dinheiro ganho com a plataforma.

Como receber o pagamento do YouTube

Continua após a publicidade

Para receber o pagamento é necessário fornecer ao sistema algumas informações, elas são: suas informações fiscais, confirmação de dados pessoais através de documentação, além de atingir o mínimo necessário para poder receber e dados para a forma de pagamento.

O preenchimento das informações fiscais é obrigatório, pois o sistema precisa cumprir com as obrigações do Internal Revenue Service (IRS), órgão fiscal dos Estados Unidos, que exige que o Google mantenha os formulários atualizados sobre parceiros fora do país. Sem o envio, é impossível ganhar o dinheiro acumulado pelo canal monetizado no YouTube.

Para encontrar como enviar suas informações fiscais, siga os passos abaixo:

  1. Acesse sua conta do Google AdSense pelo navegador do computador;

  2. No menu esquerdo, clique em "Pagamentos" e em seguida "Informações sobre pagamentos";

  3. Digite os dados solicitados para abrir a seção de configurações;

  4. Feito isso, clique em "Gerenciar configurações" e role até "Informações de impostos dos Estados Unidos";

  5. Clique no lápis e escolha "Gerenciar informações fiscais". Siga o guia para preencher corretamente o formulário fiscal.
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

É importante que os dados preenchidos durante as informações de pagamento estejam corretos, pois é através dele que o Google enviará para o endereço de correspondência, quando o usuário atingir o mínimo para receber, US$ 100,00, um PIN. Como o envio é feito pelo correio, pode demorar entre duas a três semanas para receber.

O usuário também deve escolher uma forma de pagamento, elas são:

  • Transferência Eletrônica de Fundos (EFT);
  • Cheque;
  • Rápida;
  • Transferência eletrônica.
Continua após a publicidade

Quando acontece o pagamento do YouTube

Sempre considere que o YouTube faz o cálculo do mês anterior e adicionados a sua conta do Google Adsense entre os dias 7 e 12 do mês atual. Ou seja, o valor a ser recebido em dezembro é referente ao de novembro. Para estar apto a receber você deve:

  • Ter atingido o mínimo de ganhos, US$ 100,00;
  • Não ter nenhuma retenção de pagamento;
  • Ter enviado as Informações Fiscais dos EUA;
  • Não ter a monetização pausada ou suspensa;
  • Estar em conformidade com as Políticas de Monetização do YouTube.

Todas essas etapas precisam estar em dia antes do pagamento, que ocorre entre os dias 21 e 26 do mês. Ou seja, até o dia 20 todos os requerimentos, incluindo o mínimo necessário que pode ser acompanhado pelo usuário no AdSense, precisa ser atingido para que o pagamento seja feito aos criadores de conteúdo na forma selecionada.

Continua após a publicidade

Para acompanhar o processo, basta estar atento a seção “Pagamentos”. Lá é possível verificar se o pagamento está em andamento, se foi aprovado pelo banco ou, se o valor mínimo não for atingido, se está acumulado para o próximo mês.

Esses são os passos para entender como funciona e quando acontece o pagamento, podendo se organizar com as necessidades do Google.