Como ativar a verificação em duas etapas do Gmail
Por Kris Gaiato • Editado por Guadalupe Carniel |
A verificação em duas etapas surgiu como uma camada extra de segurança e, sem demora, tornou-se indispensável, sobretudo em plataformas como o Gmail. Enquanto alguns a classificam como “opcional”, a verdade nua e crua é que, sem ela, a sua conta está vulnerável.
- Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp
- Como ativar a verificação em duas etapas do Instagram
Com isso em mente, é recomendável ativá-la em todos os aplicativos e plataformas que a oferecem como opção. No Gmail, isso não seria diferente. Aqui, o sistema de verificação é um tanto quanto interessante: a ativação não ocorre apenas na plataforma, mas na conta Google de modo geral.
O processo é bastante simples e pode ser realizado tanto pelo celular quanto pelo computador. Em ambos os casos, você pode ativar a verificação em duas etapas do Gmail diretamente pelo link oficial. Se você quiser realizar o processo do modo mais tradicional, acompanhe o passo a passo a seguir.
- Abra o app do Google e toque no ícone de perfil localizado no canto superior direito. Clique em “Gerenciar sua Conta do Google” e, na aba “Segurança”, selecione “Verificação em Duas Etapas”. Depois, toque em “Primeiros passos”;
- Após ler a introdução, clique no botão “Continuar”. Informe seu número de telefone, escolha um meio para receber os códigos (SMS ou ligação telefônica) e toque em “Enviar”. Por fim, escreva o código que você recebeu, clique em “Próxima” e conclua o processo.
Como funciona a verificação em duas etapas do Gmail?
Agora que você ativou a autenticação em duas etapas do Gmail, é bastante simples utilizá-la: acesse a tela de login do serviço e, como de costume, informe o e-mail e a senha. Em seguida, você verá um aviso de que uma solicitação foi enviada para o seu aplicativo.
Nela, será informado o dispositivo que tentou acessar a conta, o horário e sua localização — que nem sempre é muito precisa. Logo abaixo, serão exibidas duas opções: “Não, não permitir” e “Sim, sou eu”. Se os dados estiverem corretos, clique na última.
Caso você queira configurar o método de autenticação ou até mesmo desativá–lo, basta repetir o mesmo caminho pelo aplicativo. Com o recurso ativo, você verá o registro de solicitações, o número de telefone cadastrado, os códigos de backup, além de métodos de confirmação offline.
Por fim, vale ressaltar que o trunfo da verificação em duas etapas é colocar o controle na mão do usuário. Afinal, a segurança da conta será violada somente se os cibercriminosos descobrirem os códigos de segurança ou roubarem um aparelho com login ativo. Por outro lado, contas com apenas uma camada de segurança podem ser facilmente infringidas por sistemas de combinação de senhas.
Canaltech no YouTube
Alguns métodos de segurança podem te ajudar a proteger as contas de e-mail, de redes sociais e de mensageiros. O meio mais eficaz é a ativação da verificação em duas etapas. Saiba como usar o recurso e veja mais dicas para impedir os acessos indevidos. Assista ao vídeo COMO PROTEGER SEU FACEBOOK, E-MAIL E WHATSAPP E EVITAR QUE ROUBEM A SUA CONTA e se inscreva no Canaltech no YouTube.