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Jovens têm trocado o Google pelo TikTok como buscador, diz estudo

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

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Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
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A geração Z (pessoas nascidas entre a segunda metade da década de 90 e o ano de 2010) tem trocado o Google pelo TikTok como principal motor de buscas para as mais variadas necessidades. É o que afirma uma pesquisa de janeiro de 2024 publicada pela empresa de tecnologia estadunidense Adobe.

TikTok ganha popularidade, mas Google ainda reina

Segundo a pesquisa, 64% dos jovens preferem usar a plataforma de vídeos curtos chinesa para tirar dúvidas que vão desde encontrar um restaurante a aprender como ativar uma lâmpada inteligente.

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Os conteúdos mais curtos e diretos do TikTok são eficazes na hora de ensinar passos ou de explicar os motivos para um estabelecimento merecer a atenção do usuário. Além disso, os algoritmos da rede social parecem ser mais certeiros na hora de direcionar exatamente o que a pessoa procura. Como resultado, o app da ByteDance pegou de vez o interesse de uma geração que quer mais velocidade e dinamismo em suas buscas.

Por outro lado, a Gigante de Buscas ainda lidera o ranking de aplicativos usados para pesquisas. Isso porque as outras gerações — tanto a X (nascidos entre 1965 e 1980) quanto a Y (nascidos entre 1981 e 1996) — ainda preferem usar o tradicional serviço da companhia de Moutain View.

Também vale lembrar que há mais informações no banco de dados do Google do que do TikTok, já que o buscador foi lançado em 1997, enquanto a rede social da China chegou em 2017.

Google está de olho no TikTok

Essa não é a primeira vez que o aplicativo da ByteDance posa como possível ameaça à Gigante de Buscas. Em um estudo interno de 2022, o Google apontou o TikTok e o Instagram como potenciais rivais para o “status quo” criado pela empresa quando o assunto é busca online.

Na época, o vice-presidente sênior da companhia estadunidense, Prabhakar Raghavan, destacou que as novas audiências preferiam recorrer às plataformas citadas para procurar por pessoas, lugares e produtos, em vez de usar o Google.

Nesse caminho, é possível que o número aumente com o passar do tempo, mas a Big Tech já trabalha em aprimorar seu mecanismo com a ajuda de inteligência artificial. Por exemplo, o Google testa a IA generativa na busca há alguns meses, o que parece ter o potencial de tornar esse espaço "atualizado" para um mundo cada vez mais dominado pelas IAs. No mesmo sentido, a empresa também traz a busca integrada ao Gemini, o seu chatbot de IA.

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De qualquer forma, a ascensão do TikTok parece ter sido o suficiente para o Google se convencer de que exibir resultados do TikTok na busca também pode ser uma boa maneira de tentar conter o aumento do número de pessoas que deixam ele de lado na hora de procurar algo na internet.