Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok e Instagram seriam as maiores ameaças atuais ao buscador do Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Julho de 2022 às 17h34

Link copiado!

Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash
Tudo sobre Google

Além de ameaçar a liderança do YouTube, o TikTok também é um concorrente forte para os demais serviços do Google. Em evento corporativo desta semana, um executivo da Gigante das Pesquisas admitiu que a rede de vídeos curtos também impactou o uso de ferramentas como o buscador e o Maps.

“Continuamos aprendendo, repetidamente, que os novos usuários da internet não têm as expectativas e a mentalidade com a qual nos acostumamos”, disse o vice-presidente sênior Prabhakar Raghavan. O executivo percebe que as novas audiências recorrem a apps como TikTok e Instagram para procurar por pessoas, lugares e produtos, em vez de recorrer ao Google.

Continua após a publicidade

De acordo com estudos da empresa, cerca de 40% do público mais jovem recorre às redes sociais “para encontrar restaurantes para almoçar”, por exemplo — objetivo que, geralmente, era atribuído ao Google Maps. Na prática, isso faria com que todo esforço do Google em coletar e apresentar informações de qualidade fosse perdido nessa nova geração de usuários de internet — ao menos, da forma em que está agora.

Os jovens de hoje são diferentes

Raghavan ressalta que o público mais jovem cresceu de outra forma: os mais novos nunca tocaram em mapas impressos, por exemplo. Provavelmente, essa falta de costume tenha tornado a adesão pelo Google Maps mais baixa e, uma vez que redes sociais são mais presentes, elas se tornam soluções mais familiares.

Continua após a publicidade

Dada a nova demanda, o Google precisa desenvolver novas formas de engajar com esse público. “Temos que evocar expectativas completamente novas e isso requer bases tecnológicas totalmente novas”, comentou o vice-presidente.

Essas mudanças, porém, já estão em construção. Uma das tentativas do Google para alcançar o público mais jovem são as melhorias em realidade aumentada do Google Maps que, na prática, dispensa a consulta do mapa tradicional para chegar a lugares de interesse. A visualização tridimensional do mapa por meio do Immersive View, apresentado no Google I/O, também pode ter essa finalidade.

Resultados mais visuais

As pesquisas na web não são mais as mesmas, afirmou o vice-presidente do Google. Enquanto os usuários mais antigos ficavam satisfeitos com uma pesquisa usando poucas palavras-chave, as novas audiências buscam algo mais dinâmico, como a entrada por voz ou imagem (como pelo Google Lens).

Continua após a publicidade

Outra mudança também está nos resultados de pesquisa — e já dá para ver renovações importantes. Em pesquisas no Google, vídeos no TikTok podem aparecer como os primeiros resultados — tomando um pouco do espaço antes dedicado ao YouTube, aliás.

Fonte: TechCrunch