Publicidade

Como usar o Gmail | Guia Prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Março de 2024 às 17h45

Link copiado!

Stephen Phillips/Unsplash
Stephen Phillips/Unsplash

No dia 1º de março de 2004 entrava no ar o Gmail, famoso serviço gratuito de webmail desenvolvido e implementado pelo Google. Até então, só existiam à disposição serviços como Hotmail, Yahoo!, AOL Mail e BOL, porém todos eles tinham pouca capacidade de armazenamento e um sistema bastante lento, cheio de entraves.

O serviço do Google trazia um espaço de 2 GB — algo bastante considerável para a época — para que os usuários pudessem guardar mensagens e anexos. Mas, mesmo hoje em dia, o Gmail é uma plataforma ampla e que não para de receber novidades.

Como utilizar o Gmail

Continua após a publicidade

O Canaltech preparou um guia completo para aqueles que querem aprender e dominar as ferramentas que estão disponíveis no Gmail. Confira abaixo.

Como criar uma conta no Gmail

Para ter acesso a todas as funções do Gmail, é necessário criar uma conta do Google, que também serve para habilitar celulares e tablets com Android.

Confira abaixo o processo para gerar seu perfil e ativar o webmail:

Continua após a publicidade
  1. Acesse o site de contas do Google (accounts.google.com);
  2. Forneça nome, sobrenome e clique em “Avançar”;
  3. Insira data de nascimento, gênero e clique em “Avançar”;
  4. Escolha um e-mail sugerido pelo site ou crie seu próprio endereço;



  5. Crie uma senha e toque em avançar;
  6. Se quiser, forneça um e-mail de recuperação e clique em “Próxima”;
  7. Informe um número de telefone (opcional) e clique em “Próxima”;
  8. Confirme o número informado clicando em “Próxima”;
  9. Concorde com todos os termos do Google e do Gmail e clique em “Criar conta”;



  10. Clique no ícone de quadrado (ou Google Apps) no canto superior direito;
  11. Deslize o menu para baixo e selecione o Gmail.

Pronto. Agora você tem uma conta do Google para acessar o Gmail e outros produtos da companhia, como Drive, Meet, Fotos e YouTube. Para realizar essa tarefa, basta você inserir seu Gmail recém-criado juntamente com a senha, que o login é feito logo em seguida.

Como enviar um e-mail no Gmail

Para usar a função mais básica do Gmail, que é enviar e-mails, não tem muito segredo. Faça o seguinte:

Continua após a publicidade
  1. Na tela inicial, clique no ícone de lápis (ou “Escrever”) no canto superior esquerdo;
  2. Preencha os campos “Destinatário”, “Assunto” e digite sua mensagem;
  3. Caso queira, é possível adicionar mais destinatários no campo “Cc” (Com cópia) e “Cco” (Com cópia oculta”);
  4. Use as ferramentas do menu para formatar sua mensagem e inserir anexos;
  5. Clique em “Enviar” para mandar o seu e-mail.

Além de enviar o e-mail, você também pode selecionar a opção para salvar a mensagem em rascunho caso queira enviá-la em outro momento. Vale destacar que se você fechar a tela de criação de e-mail ou mesmo a aba do navegador sem enviar a mensagem, ela fica salva automaticamente nos rascunhos.

Também é possível clicar no ícone de lixeira se você quiser descartar o envio ou o armazenamento do conteúdo.

Continua após a publicidade

Como configurar a caixa de entrada do Gmail

É possível configurar a caixa de entrada do Gmail para aproveitar melhor todos os recursos que o serviço tem a oferecer — sobretudo para quem pretende usá-lo para fins profissionais.

Confira abaixo como personalizar sua caixa de entrada:

  1. Na tela inicial, clique no ícone de engrenagem no canto superior esquerdo;
  2. Clique em “Mostrar todas as configurações”;
  3. Clique na aba “Caixa de entrada” e clique em “Padrão” ao lado da seção “Tipo de Caixa de entrada”;
  4. Selecione a opção que mais se adeque à sua necessidade.
Continua após a publicidade

Se preferir, você ainda pode ajustar em quais categorias suas mensagens na caixa de entrada podem ser segmentadas, ajudando a organizar melhor o que é prioridade e o que não é.

Além disso, é possível aplicar alguns filtros na seção categorias, como permitir o recebimento de mensagens promocionais e sociais, entre outros itens.

Tipos de caixa de entrada

Continua após a publicidade

Ao abrir o menu de configurações para a caixa de entrada, você verá diferentes estilos para personalizar sua página inicial. Confira o que cada tipo de configuração faz:

  • Padrão: seus e-mails são organizados por categorias, sendo que cada uma delas conta com uma aba específica. Dessa forma, você tem várias caixas de entrada distintas para cada tipo de e-mail, como notificações de redes sociais, promoções e mensagens pessoais;
  • Importantes primeiro:  nessa configuração, o Gmail faz uma análise das mensagens que você recebe para definir um grau de importância para elas, mostrando os e-mails considerados mais relevantes pela plataforma. Você também pode marcar conversas como importantes, auxiliando o sistema a filtrar o conteúdo de forma mais eficiente;
  • Não lidas primeiro: geralmente esse é o estilo de caixa de entrada padrão da maioria dos serviços de e-mail, no qual as mensagens que ainda não foram abertas aparecem por primeiro. Além disso, os e-mails são organizados de modo cronológico;
  • Com estrelas primeiro: o Gmail conta com uma opção para “favoritar” mensagens que devem ter maior importância. Esse estilo de caixa de entrada funciona como o modo “Não lidas primeiro”, mas prioriza o destaque para e-mails que você já recebeu e marcou com uma estrela;
  • Caixa prioritária: da mesma forma que o “Importantes primeiro”, esta função cria uma seção especial na caixa de entrada, que por sua vez exibe os e-mails importantes. Eles ficam separados dos demais e são de fácil identificação. Você também pode marcar algumas conversas como importantes para ajudar o sistema neste tipo de filtragem.
  • Várias Caixas de entrada: essa opção permite que você adicione até cinco seções personalizadas para ver ao lado da sua caixa de entrada principal — ideal para segmentar categorias de mensagens como “Clientes” e “Amigos”. Inclusive, é possível personalizar cada caixa com informações sobre consulta de pesquisa e nome da seção.

Como usar marcadores no Gmail

O Gmail permite aplicar marcadores para segmentar suas mensagens da maneira que você julgar melhor, como inserindo títulos como “Trabalho” ou “Geral”. O recurso acompanha opções predeterminadas, mas você pode criar as suas próprias marcações.

Continua após a publicidade

Veja como fazê-lo:

  1. Na caixa de entrada, selecione um ou mais e-mails e clique no ícone de marcador;
  2. Clique em “Criar novo” e insira um novo nome para o seu marcador;
  3. Se preferir, selecione uma opção para organizar seu marcador na caixa de entrada;
  4. Clique em “Criar” para finalizar a criação do seu marcador.

Cada marcador que você cria é exibido no painel à esquerda da tela. Desse modo, as mensagens ficam etiquetadas, tornando-se mais fácil encontrá-las.

Continua após a publicidade

Também é possível ir até as configurações do Gmail e acessar a aba “Marcadores” para gerenciar seus itens de forma ampla.

Como arquivar e excluir mensagens no Gmail

Se você deseja manter sua caixa de entrada sempre limpa, vale a pena arquivar ou excluir mensagens no Gmail. Ambos os métodos fazem com que você limpe o “excesso” de e-mails e mantenha a tela inicial em ordem,

Continua após a publicidade

O que torna tudo ainda mais fácil é que você pode escolher mais de uma mensagem para deletar ou arquivar, tornando a tarefa absurdamente mais prática e ágil. Veja como realizar os processos:

  1. Na tela inicial, selecione um ou mais e-mails.
  2. Clique no ícone de lixeira para excluir ou no símbolo de seta para baixo para arquivar suas mensagens.

Como encontrar a lixeira e os itens arquivados

Continua após a publicidade

Se você se arrepender de ter excluído algo, basta clicar em “Lixeira” na coluna esquerda e resgatar a mensagem ou as mensagens deletadas. No entanto, se o conteúdo tiver ficado mais de 30 dias na lixeira, é possível que ele tenha sido removido.

Já para visualizar e-mails arquivados, você deve clicar na opção “Todos os e-mails” na coluna esquerda e usar as ferramentas de filtros para vasculhar a mensagem desejada. É bom avisar que e-mails armazenados nessa seção não têm prazo para serem removidos.

Como marcar mensagens como lidas ou não lidas

O Gmail permite marcar mensagens como lidas sem que você precise abri-las. Além disso, também é possível marcar e-mails como não lidos — mesmo que você já tenha visualizado o conteúdo da mensagem.

Veja a seguir como realizar cada ação:

  1. Na caixa de entrada, marque as mensagens desejadas;
  2. Clique no ícone de três pontos no canto direito da tela;
  3. Selecione “Marcar como lida” ou “Marcar como não lida”.

Como responder e encaminhar e-mails no Gmail

As tarefas mais básicas do Gmail envolvem responder e encaminhar mensagens — e ambas as ações são muito fáceis de serem feitas. Veja a seguir como realizá-las:

  1. Na caixa de entrada, abra a mensagem desejada;
  2. Clique no ícone de três pontos no canto direito do e-mail;
  3. Selecione entre “Responder” e “Encaminhar”;
  4. Digite o conteúdo e clique em “Enviar”.

Como gerar uma assinatura no Gmail

Se você tem uma empresa, marca ou representação do gênero, pode valer a pena gerar uma assinatura do Gmail.

Ela permite exibir um texto juntamente com dados de contatos, citações e imagens no final de cada e-mail, no estilo nota de rodapé.

Aprenda a criar sua assinatura no serviço da empresa:

  1. Na tela inicial, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito;
  2. Selecione "Mostrar todas as configurações"; 
  3. Role a tela para baixo e clique em "Criar uma" na seção "Assinatura";



  4. Insira um nome para a assinatura e clique em "Criar";
  5. Atribua sua assinatura aos campos "Para uso em novos e-mails" ou "Para uso em respostas/encaminhamentos";
  6. Role a tela para baixo e clique em "Salvar" para finalizar o processo.

Para deixar sua assinatura ainda mais personalizada e rica em informações, você também pode colocar uma imagem nela.

Como trocar o tema do Gmail

É possível escolher diferentes temas no Gmail e deixar a sua conta mais alinhada com o seu gosto visual. Confira como administrar esse recurso:

  1. Na tela inicial, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito;
  2. Role o menu para baixo e selecione “Ver todos” na seção “Temas”;



  3. Selecione o tema desejado na lista de sugestões;
  4. Clique em salvar no canto inferior direito.

Se você não gostar de nenhum tema sugerido pelo Gmail, é possível fazer o upload de uma imagem própria para torná-la plano de fundo da sua conta. Nesse caso, basta clicar em “Minhas fotos” e escolher um arquivo para que ele seja a nova cara do seu perfil.

Como usar o Google Meet dentro do Gmail

Você pode acessar o Gmail para realizar chamadas de vídeo diretamente dentro do serviço no navegador, dispensando a instalação de um app avulso. É possível, por exemplo, criar uma conferência e até mesmo gerar um link para compartilhar com outras pessoas.

Confira como usar o recurso embutido no Gmail:

  1. Na tela inicial, clique no ícone do Meet na coluna esquerda;
  2. Clique em "Nova reunião" no painel esquerdo do Gmail;
  3. Ou clique em "Participar de reunião" caso tenha um link;
  4. Clique para compartilhar o link ou em “Iniciar agora”.

Além disso, você pode clicar no ícone do Google Agenda, no painel direito da tela, e acessar de forma expressa todos os eventos programados para o dia. Depois disso, basta clicar na reunião e ingressar nela quando estiver no horário.

Confira o mesmo tutorial ensinando a fazer videoconferências no Google Meet por meio do aplicativo do Gmail.

Como importar e enviar e-mails com outras contas

O Gmail é capaz de suportar outras contas de e-mail mesmo que o serviço não pertença ao Google. Assim, você pode receber mensagens do seu Yahoo!, AOL, Hotmail, Outlook, entre outros serviços populares, sem precisar sair da caixa de entrada do Gmail.

  1. Na tela inicial, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito;
  2. Clique em “Mostrar todas as abas e configurações”;
  3. Selecione a aba “Contas e importação” e clique em “Importar mensagens e contatos;



  4. Digite o endereço de e-mail desejado e clique em “Continuar”;
  5. Volte em “Contas e importação” e clique em “Adicionar outro endereço de e-mail ao lado da seção "Enviar e-mail como";
  6. Forneça as informações necessárias e confirme as etapas seguintes para concluir o processo.

Como acessar o Gmail offline

O Google permite aos usuários acessar o Gmail offline, isto é, você pode ler, responder e pesquisar mensagens mesmo sem conexão com a internet.

Além disso, após restabelecer a conexão, a sua conta é devidamente atualizada com todas as alterações feitas durante o período desconectado.

Contudo, também há como selecionar uma opção que remove as atividades feitas quando você esteve off — uma boa pedida para quem deseja ter mais privacidade ao usar o modo.

Aprenda a configurar o modo offline:

  1. Na tela inicial, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito;
  2. Clique em “Mostrar todas as configurações”;
  3. Clique em “Offline” no menu superior e habilite a opção “Offline”;
  4. Selecione entre “Manter os dados off-line no computador” e “Remover dados off-line do computador”;
  5. Clique em “Salvar alterações” para encerrar o procedimento.

Não é somente o Gmail que conta com essa possibilidade; você também pode usar o Google Drive offline e realizar diversas tarefas sem a necessidade de uma conexão (até determinado ponto, claro).