Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple desenvolve IA estilo ChatGPT para a Siri, aponta rumor

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Março de 2023 às 18h17

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

A Siri poderia se tornar o "ChatGPT da Apple" em breve. Rumores apontam que a empresa desenvolve um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial e aplicável à assistente virtual, como forma de otimizar as interações e respostas.

A Gigante de Cupertino tem planos para lançar uma inteligência artificial avançada, embora não haja detalhes mais concretos. Segundo o jornal The New York Times, a solução seria aplicada ao assistente virtual para tirar proveito das possibilidades.

Não está claro se ideia passa por adaptar tecnologias já existentes no mercado, como fez a Microsoft, ou se tudo seria criado do zero, igual ao Google com o Bard. Considerando o perfil inovador da companhia, a segunda hipótese é a provável.

Continua após a publicidade

O problema atual é que o enfoque da tecnologia da Apple seria diferente do empregado pela OpenAI no ChatGPT. Em vez de uma caixa de texto escrito como entrada, seria necessário transcrever fala e convertê-las para ações práticas. Esse ato de conversão pode exigir um imenso poder de processamento, algo que a Maçã certamente não dispõe atualmente.

SiriGPT?

Hoje, a Siri é considerada um bom assistente para o iPhone, mas fica atrás dos rivais quando o assunto é a execução de tarefas. O Google Assistente e a Amazon Alexa, por exemplo, são muito mais versáteis no cenário amplo e seguem em constante evolução.

Continua após a publicidade

Recentemente, um ex-engenheiro da companhia disse que a Siri é engessada demais para se equiparar ao ChatGPT. Isso porque a modelagem atual é baseada palavras, nomes, endereços e dados rudimentares, sem contar com o aprendizado de máquina avançado. Seria preciso mudar as coisas para que a assistente compreenda contextos e busque por respostas em vez de apenas dizer que não sabe de algo.

Levar uma tecnologia similar para a assistente virtual poderia potencializar todo o ecossistema da Maçã, incluindo o iOS, o Apple Watch, o macOS e os gadgets. Além disso, seria algo inédito para o segmento, pois os rivais estão distantes.

A OpenAI lançou recentemente a tecnologia GPT-4, uma evolução do modelo popular do ChatGPT e já presente no Bing Chat. Embora o modelo seja mais preciso nas respostas, ainda não possui integração com sistemas operacionais nem executa tarefas físicas, como fazem os assistentes virtuais.

Na quarta-feira (15), usuários descobriram que o GPT-4 é capaz até de criar jogos rudimentares, como Pong, em apenas 60 segundos. A Siri precisaria comer muito feijão com arroz para chegar nesse nível, mas nunca se deve subestimar a Apple.

Continua após a publicidade

Fonte: The New York Times