Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo serviço ressuscita o Google Inbox no Gmail

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Fevereiro de 2022 às 15h09

Link copiado!

Reprodução/Shortwave
Reprodução/Shortwave

A startup Shortwave lançou um projeto de mesmo nome que ressuscita a interface do extinto serviço Google Inbox em um novo gerenciador de e-mails. Formado por ex-funcionários do Google, a empresa se inspirou no antigo produto para oferecer os principais recursos do seu sistema, como o agrupamento de e-mails em guias temáticas e a categorização por idade da mensagem.

O Shortwave possui um botão que permite enviar vários e-mails marcados para uma guia de "itens concluído" com um único clique. Essa é uma solução para quem está sem paciência de ler muitas conversas ou interagir com assuntos que já foram resolvidos.

Continua após a publicidade

O recurso, inclusive, foi um dos fatores de produtividade que mais contribuíram para o sucesso do Inbox, mas que o Gmail nunca replicou na íntegra. No gerenciador do Google há a opção de marcar tudo como "não lido", mas isso precisa ser feito guia por guia, algo que pode ser trabalhoso se você trabalhar com três ou mais.

No caso do Shortwave, a separação temática também ocorre, mas de maneira um pouco distinta da implantada pelo Gmail. Em vez de guias separadas, a classificação é feita por filtros inteligentes, assim o acesso é mais rápido do que ao fazer a alternância.

Há também outras melhorias para otimizar a rotina dos usuários, como botões "Snooze" (para lembrar de responder mais tarde) e "pin" (para salvar como favorito), desfazer envio e uma configuração de não perturbe para notificações. Longas conversas via e-mail são organizadas em threads que permitem ver os participantes e mensagens como em uma rede social.

Continua após a publicidade

Um Gmail melhorado

Aos que pensam em experimentar o Shortwave, mas não pretendem abandonar o Gmail, aí vem a boa notícia. Assim como o Inbox, o serviço funciona como um cliente alternativo: ele importa as mensagens do Gmail para a interface reformulada. Não é preciso criar conta nova nem mudar seu nome de usuário, pois é possível retornar para o Gmail quando quiser.

Por outro lado, o interessado deve autorizar que este aplicativo acesse à sua conta de e-mail e tenha acesso a absolutamente tudo de lá. Essa "invasão de privacidade" pode deixar muita gente com um pé atrás, embora os desenvolvedores do Shortwave garantam que ninguém acessará sua conta.

O uso é gratuito, apresenta propagandas e oferece acesso limitado de 90 dias ao seu histórico de e-mail. Quem quiser histórico ilimitado por meio da pesquisa, fim dos anúncios e a página "Todos os e-mails" liberada precisará comprar o plano padrão, que custa US$ 9 (cerca de R$ 46) por mês para cada usuário.

Continua após a publicidade

O que é o Google Inbox?

Descontinuado há quase três anos, o Inbox foi finalizado com a promessa de incorporação do Gmail. Passado todo esse tempo, o Google ainda não levou todas as inovações para o seu cliente de correio eletrônico, razão pelo qual há muita gente com saudade do sistema.

O Inbox chegou com a promessa de facilitar o gerenciamento da caixa de entrada, algo muito necessário dado o elevado volume de comunicações que as pessoas recebem diariamente. O serviço trouxe ideias únicas para a gestão de e-mails como adiar, cutucar, resposta inteligente e outras melhorias — muitas das quais jamais foram portadas para o Gmail.

Continua após a publicidade

O Shortwave tem versões disponíveis para iOS, Android (beta) e web para navegador. A empresa diz que planeja criar alguns recursos para o ambiente corporativo no futuro, mas ainda não há nada concreto.

Fonte: Shortwave