Publicidade

Microsoft Edge 111 chega com IA integrada e reforço na segurança

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Março de 2023 às 10h31

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

O Microsoft Edge 111 foi lançado nesta terça-feira (14) com várias mudanças relevantes, como o Bing em destaque, Copilot com IA e reforço na segurança. Além disso, a Barra Lateral também recebeu novas funcionalidades para auxiliar o usuário.

O ícone do Bing agora fica no topo da Barra Lateral, alocado na Barra de Ferramentas, em tamanho maior que os demais elementos e com mais destaque. Ali você pode interagir diretamente com o ChatGPT, sem precisar ser direcionado ao buscador, o que é uma baita melhoria.

Continua após a publicidade

Associado a esse recurso, o Copilot chega para oferecer "a melhor experiência em respostas relevantes". O serviço usa a IA para fornecer informações úteis ou sugerir tarefas sobre o site ativo no momento, como gerar resumos de página ou auxiliar na edição de um texto.

Assim que a pessoa abre o Bing no Edge, o navegador pede permissão para acessar o conteúdo da Web exibido na tela. Quando você autoriza, ele passa a fazer essas sugestões sempre que possível.

Barra Lateral no centro das atenções

Continua após a publicidade

Além desse conjunto de melhorias de IA, a Barra Lateral ganhou suporte ao recurso de ocultação automática. Assim que ativado, o app esconde a barra quando não está em uso, similar ao que acontecia com a Barra de Tarefas do Windows no passado.

Com a mudança, a Microsoft pode aumentar a adesão à Barra Lateral do Edge. Muita gente reclamava que ela ocupava um espaço desnecessário na tela, mas o seu desparecimento quando não está em uso soluciona o problema.

Para voltar a exibir, você deverá clicar ou apenas passar o mouse sobre o ícone do Bing. O local será novamente ocultado assim que terminar com as ações desejadas.

Segurança aprimorada

Continua após a publicidade

O Edge 111 teve um fundamental reforço na parte de segurança, principalmente no Linux e no macOS: o app passou a oferecer suporte ao WebAssembly para as versões 64 bits dos sistemas operacionais mencionados. Este seria o primeiro passo da Microsoft rumo ao suporte em plataformas ARM64, previsto para chegar no futuro.

O WebAssembly é um tipo de código pensado para oferecer performance quase nativa em navegadores modernos ao rodar linguagens como C/C++. Também foi projetado para executar em conjunto com o JavaScript, permitindo que ambos trabalhem juntos em prol da segurança e da rapidez.

Nova guia do Edge

Outra mudança do navegador é a página de nova guia do Edge Enterprise. Ao abrir uma nova aba, o navegador deve apresentar um feed do Microsoft 365, trazendo um layout diferente e centralizado, cartões de produtividade, e-mails importantes do Outlook, sites recentes do SharePoint, eventos do dia ou futuros, bem como tarefas a serem realizadas.

Continua após a publicidade

Essa adição pode trazer mais ajuda para quem tem dificuldade em se organizar, pois haverá um resumo das principais atividades do dia logo na página principal. A parte ruim é porque isso vai exigir memória e conexão com a internet, então é possível ter algum impacto no processamento de máquinas menos potentes.

Outras novidades do Edge 111

Por fim, os desenvolvedores do Edge também incluiu uma nova política de limpar automaticamente os dados do Modo Internet Explorer ao fechar o app. Ao ativar a opção, o histórico de navegação e outros dados serão excluídos do modo IE quando o Edge for encerrado.

Continua após a publicidade

Os usuários podem definir essa configuração na opção "Limpar dados de navegação para Internet Explorer" no menu "Privacidade, pesquisa e serviços" nas Configurações. Quem preferir, pode digitar o comando na barra de endereços para ir direto ao local correto: edge://settings/privacy.

Essas novidades já estão disponíveis no Microsoft Edge 111, basta apenas atualizar o aplicativo para a versão mais recente. Para fazer isso, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Clique no menu de três pontos, no canto superior direito;
  2. Escolha a opção "Ajuda e comentários";
  3. Clique em "Sobre o Microsoft Edge";
  4. Você será levado à página inicial das configurações e deve aguardar o download da atualização;
  5. Depois disso, é só reiniciar o navegador e desfrutar as novidades.

Na semana passada, o Edge foi flagrado em um teste com uma ferramenta de ampliação da qualidade de vídeos. O Video Super Resolution (VSR) usa aprendizado de máquina para aumentar a resolução de vídeos de baixa qualidade, mas requer uso de GPUs modernas da Nvidia ou da AMD para rodar.