Como fazer uma transmissão ao vivo no YouTube | Solução de problemas
Por Rodrigo Folter • Editado por Guadalupe Carniel |
Saber como fazer uma transmissão ao vivo no YouTube é importante para quem usa constantemente a plataforma; no entanto, problemas durante a exibição do conteúdo em tempo real podem acontecer. Para isso, é fundamental conhecer a solução de empecilhos comuns que os usuários podem enfrentar.
- 5 plataformas para você transmitir uma live
- Como transformar seu celular em uma WebCam com o OBS Studio
Dê uma olhada na matéria abaixo e confira os problemas que pode enfrentar após ter aberto uma live na plataforma de vídeos do Google, além de saber como contorná-los.
Como solucionar problemas em live do YouTube
Antes de tudo, é importante se perguntar: "como saber se a transmissão ao vivo está com problemas?" Prestar atenção no bate-papo é a principal forma de descobrir possíveis interferências na live, mas também existe uma métrica importante chamada "Status da transmissão" que informa mensagens de erro e possíveis soluções.
Os problemas mais comuns durante a transmissão estão relacionados a:
- Codificador de transmissão;
- Software de transmissão desatualizado;
- Login realizado em software de transmissão de terceiros;
- Atraso na voz e/ou no vídeo;
- Problemas de conexão à internet.
Confira abaixo o passo a passo completo de cada problema que pode enfrentar, do mais simples até as configurações avançadas para que seu evento ao vivo aconteça da melhor maneira possível.
Problemas de conexão
Verifique, antes de começar a transmitir, a velocidade de sua conexão, se estiver transmitindo pelo computador, o ideal é utilizar a conexão a cabo. No entanto, se estiver utilizando a conexão Wi-Fi, dê uma passada no texto ao lado e verifique possíveis soluções para problemas de conexão sem fio.
Atraso na voz ou vídeo por um, ou mais espectadores
Relatos, por parte de quem está assistindo, de atraso na voz ou vídeo são comuns e muitas vezes, o problema está na conexão do espectador com a transmissão. A sugestão comum é tentar fechar e abrir o navegador ou aplicativo por onde está assistindo, ou, se não resolver, tentar assistir em outro dispositivo.
Outra solução é a diminuição do número de abas, principalmente outras transmissões ao vivo ou serviços de vídeo e streaming que possam estar prejudicando a visualização. No entanto, o problema pode estar ligado ao sistema de transmissão que utiliza, para isso, siga os passos abaixo.
Codificador de transmissão de terceiros
Antes de mais nada, verifique se o Software de transmissão está atualizado. Se estiver e ainda assim ao fazer a live continua com problema, tente gerar um novo código de transmissão. Confira abaixo como realizar.
- Acesse o YouTube Studio;
- Clique no ícone para fazer transmissões ao vivo no canto direito superior;
- Em "Agora mesmo" selecione "Iniciar";
- Na parte "Software para streaming" selecione "ir";
- Clique em "Salvar" e na seção "Chave de transmissão" toque em "Redefinir";
- Copie e cole no codificador.
Login em software de transmissão
Se estiver usando sua conta do YouTube através de um software de terceiros, alguns softwares permitem isso, é um problema um pouco mais complicado de resolver. Como a conexão foge do controle do Google, o responsável por garantir que tudo esteja funcionando é a empresa responsável pelo programa.
Para resolver essa questão, é necessário entrar em contato com o suporte do software em questão e aguardar um posicionamento da empresa, que pode demorar um pouco mais do que o usuário possa esperar, felizmente é um problema raro de ocorrer.
Dessa maneira é possível resolver problemas de conexão na plataforma e utilizar a transmissão ao vivo do YouTube tranquilamente.