5 plataformas para você transmitir uma live
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno Salutes |
As lives tornaram-se um importante formato de comunicação com o público no âmbito virtual. Desde o início do período de isolamento social, marcas e criadores de conteúdo recorreram às transmissões ao vivo para diferentes assuntos: performances musicais, palestras, reuniões ou apenas uma conversa com fãs. Algumas plataformas muito utilizadas são as redes sociais, que disponibilizam recursos para a realização de lives.
- Facebook Gaming ou Twitch: prós e contras de cada plataforma para jogos
- Como transformar seu celular em uma WebCam com o OBS Studio
- Como usar o StreamYard para fazer live com até 10 convidados
As transmissões podem ser feitas usando a própria câmera do celular ou computador. Caso queira incluir mais recursos gráficos, existem softwares de transmissão como o Streamlabs, OBS Studio ou XSplit. Caso você esteja procurando qual rede social ou plataforma é a melhor opção para exibir a sua live, o Canaltech preparou uma lista com as principais opções e vantagens. Confira!
1. YouTube (Android | iOS | Web)
Além de ser a principal plataforma de vídeos no mundo, o YouTube disponibiliza diversas possibilidades para transmissões ao vivo, incluindo games, palestras e apresentações musicais. É uma excelente opção para quem já possui um canal na plataforma e quer aproveitar a audiência da rede. O YouTube possui compatibilidade com codificadores, mas também permite gerenciar toda a experiência através do YouTube Studio.
As transmissões contam com a opção de exibir um chat para comentários. No caso de canais ativos para gerarem receitas, ainda é possível incluir a exibição de anúncios e a doação por fãs.
2. Twitch (Android | iOS | Web)
Muito popularizada entre no meio das transmissões de games, a Twitch expandiu sua diversidade de conteúdo e engloba lives de diferentes assuntos, que não necessariamente envolvem jogos. Uma prova disso é a categoria "Só na conversa", dedicada a discussões e transmissões sem temas definidos, que se mantém no topo da audiência da plataforma: segundo o TwitchTracker, possui uma média de 397 mil espectadores por dia no mês de maio de 2021.
Se o seu objetivo é fazer uma live sobre jogos, a Twitch continua sendo uma das principais opções. É possível iniciar uma transmissão através de consoles como o PlayStation 5 e o Xbox Series X e S. Em computadores, o aplicativo Twitch Studio permite criar e gerenciar sua live.
3. Instagram (Android | iOS)
O Instagram é outra rede social com sucesso nas lives. O formato é um pouco diferente, indicado para quem não procura tantos recursos visuais, pois é feito diretamente pela câmera do celular. Por outro lado, é uma boa forma de atrair engajamento e audiência, tendo em vista que a rede social posiciona as transmissões ao vivo na barra de Stories e envia notificações aos seguidores.
Uma live no Instagram comporta até quatro pessoas diferentes dividindo a tela. Durante a transmissão, espectadores podem solicitar para que sejam inclusos e conversem com o perfil.
4. Facebook (Android | iOS | Web)
O Facebook também oferece grande espaço para transmissões ao vivo dentro da própria plataforma. Através do Facebook Watch, é possível ver quais páginas ou perfis estão realizando alguma transmissão no momento. A rede social disponibiliza opções para fazer live usando a câmera do celular ou vinculando algum outro aplicativo de codificação.
A plataforma chama a atenção pela versatilidade de assuntos. Além do uso geral, há o Facebook Gaming, segmentado para transmissões de jogos e torneios de esports.
5. Zoom (Web)
O Zoom é recomendado para quem precisa fazer uma transmissão paga de algum evento específico, como um Webinar, curso online ou uma reunião aberta. As funcionalidades de transmissão ao vivo são disponibilizadas para clientes com planos pagos do Zoom, mas usuários podem preencher um formulário para solicitar uma demonstração de até 30 minutos.
Qual sua plataforma favorita? Comente!
Fonte: TwitchTracker