Como devolver um produto no Aliexpress | Devolução grátis
Por André Lourenti Magalhães | •

O AliExpress permite devolver um produto quando a experiência de compra não é satisfatória para o cliente. A plataforma conta com um sistema de devolução grátis em alguns itens e também permite negociar o retorno do item diretamente com o vendedor a partir de uma disputa.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como abrir uma disputa no AliExpress
- Como contestar o resultado de uma disputa no AliExpress
A seguir, o Canaltech tira as seguintes dúvidas:
- Como devolver um produto no AliExpress;
- Como funciona a devolução grátis do AliExpress;
- O que acontece se você não devolver o produto a tempo;
- Como pedir reembolso no AliExpress;
- O que significa Choice na plataforma.
Como devolver um produto no AliExpress
Antes de devolver um produto, você precisa abrir uma disputa no AliExpress — o processo é usado para devoluções ou reembolsos na plataforma e cria uma janela de negociação com o vendedor. O próprio marketplace pode gerenciar a situação caso o administrador da loja não responda a tempo.
O produto precisa estar em condição de novo, sem marcas de uso, embalado e com as etiquetas originais. Após emitir a etiqueta, o comprador precisa devolver o objeto em até cinco dias. Siga estes passos no celular ou no computador para abrir disputa e devolver um item:
- Acesse o AliExpress;
- Abra seu perfil;
- Acesse a aba “Pedidos”;
- Abra o pedido no qual você deseja devolver um produto;
- Pressione “Abrir disputa”;
- Preencha o formulário;
- Escolha a opção “Devolver produto”.
O vendedor tem até dois dias para responder ao pedido. Com um retorno positivo, já é possível acessar uma etiqueta de envio e despachá-lo numa agência dos Correios:
- Abra a área de pedidos;
- Entre em “Pedidos em disputa”;
- Selecione “Devolver produto”;
- Imprima a etiqueta;
- Envie o pacote.
Segundo o AliExpress, o reembolso é realizado assim que houver a confirmação do recebimento e for verificada as condições do produto.
Como funciona a devolução grátis do AliExpress
Alguns produtos na plataforma são marcados com as opções “Devolução Grátis” ou “Retorno Livre”. Isso significa que a devolução não tem custos para o cliente e você pode retornar os itens por qualquer motivo, independentemente de apresentarem algum problema ou não.
O pedido só pode ser feito em até 15 dias após o prazo de entrega inicial. E atenção: o recurso só vale para os produtos que possuem o selo para a devolução gratuita, indicados no anúncio — caso contrário, é necessário conversar diretamente com a loja pelo processo de disputa.
O que acontece se você não devolver o produto a tempo
O próprio AliExpress informa o tempo limite para enviar o produto de volta. Após perder o prazo, o pagamento da compra é liberado ao vendedor novamente, o caso da disputa é encerrado e não é possível reabri-la.
Como pedir reembolso no AliExpress
O reembolso é uma opção quando o pedido não chegou dentro do prazo de entrega combinado ou apresenta algum defeito. A plataforma pode enviar o dinheiro no método de pagamento usado na compra ou em créditos dentro do marketplace — confira como abrir uma disputa e receber o dinheiro de volta.
O que significa Choice na plataforma
Alguns itens anunciados no AliExpress podem receber a marcação “Choice”: o selo representa um serviço da própria plataforma para facilitar reembolsos sem muitas etapas adicionais ou conversas com o vendedor. A modalidade garante as seguintes vantagens ao cliente:
- Cupom de R$ 5 por entregas atrasadas;
- Reembolso para itens que chegaram com dano.
- Reembolso para pacotes perdidos;
- Reembolso se a encomenda não chegar em até 50 dias;
- Proteção dos dados e da privacidade do comprador.
Você também pode conferir as formas de entrar em contato diretamente com o AliExpress para solucionar problemas.
Leia também:
- 6 maneiras de rastrear encomendas dos Correios
- Como pedir reembolso de uma compra na Shopee
- Como cancelar um pedido no Aliexpress
VÍDEO: Abrindo produtos do Aliexpress de Surpresa