Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como pedir reembolso de uma compra na Shopee

Por| Editado por Bruno Salutes | 04 de Janeiro de 2022 às 14h10

Link copiado!

Shopee/Divulgação
Shopee/Divulgação

Se você teve algum problema com uma entrega ou se arrependeu, não se preocupe, pode pedir reembolso de uma compra na Shopee diretamente no app da plataforma. Embora seja uma situação inconveniente, a solicitação pode ser feita de maneira bastante intuitiva.

No entanto, isso só é possível se você não tiver confirmado o recebimento da encomenda ainda. Por isso, toda vez que receber uma encomenda, faça a verificação do conteúdo e garanta que ele está em boas condições antes de confirmar o seu recebimento.Tendo isso em mente, confira abaixo mais detalhes!

Critérios para devolução e reembolso na Shopee

Continua após a publicidade

Antes de prosseguir, saiba que existem critérios para realizar a devolução de um pedido na Shopee e fazer o pedido de reembolso. Confira abaixo quais são:

  • O produto não foi entregue;

  • Para produtos entregues, o prazo é de solicitação é de 7 dias após o recebimento (30 dias em caso de eletrônicos);

  • O produto veio incompleto, com número errado de itens ou faltando acessórios;

  • A encomenda chegou avariada, com arranhões ou partes quebradas;

  • Produto apresenta características erradas, como o tamanho ou cor;

  • O produto veio com algum defeito ou mau funcionamento;

  • O eletrônico apresentou problemas de funcionamento em até 30 dias do recebimento;

  • É proibida a devolução de itens pessoais, como roupas íntimas, roupas de cama e banho, maquiagem usada, produtos perecíveis e itens de mercearia.

Além disso, o reembolso não será aceito nos seguintes casos:

  • O pagamento não foi confirmado. Solicitações de reembolso só serão avaliadas caso o pagamento tenha sido confirmado;

  • Desistência de uma compra, item faltante, danificado ou não recebido após o comprador ter clicado em "Pedido Recebido". Isso acontece por conta da Garantia Shopee, que só repassa o valor da transação ao comprador quando o processo for concluído;

  • Se o item não for enviado de volta para o comprador.
Continua após a publicidade

Como pedir reembolso na Shopee

Agora que você está ciente dos critérios, pode fazer a solicitação.

  1. Abra o app da Shopee (Android | iOS) e acesse a aba "Eu";

  2. Clique em "A receber" e abra o produto que você quer devolver;

  3. Role a aba seguinte até o final e toque em "Pedido de Reembolso". Caso esse botão ainda não esteja disponível, aguarde até que a plataforma reconheça que a entrega foi efetuada;

  4. Selecione o produto, escolha o motivo da devolução, envie fotos comprovando sua justificativa (forneça o maior número possível de provas possível), preencha o seu e-mail e toque em "Enviar". Feito isso, fique de olho para responder a tempo caso o vendedor solicite mais informações;

  5. Feito isso, o seu pedido de reembolso foi confirmado e o vendedor possui um prazo para respondê-lo. Caso ele não responda a tempo, a Shopee aceitará a sua solicitação automaticamente. Por via das dúvidas, envie uma mensagem para o vendedor informando a sua intenção;

  6. Aprovada a solicitação, o menu "Reembolso" será aberto dentro da seção "Minhas compras", então clique em "Detalhes do Reembolso";

  7. Selecione a forma de devolução e confirme;

  8. Embale o produto, cole na caixa a nota fiscal do envio, anote o "Código de Devolução" e informe-o na agência dos Correios;

  9. Assim que a plataforma identificar o envio, aguarde até que o vendedor confirme o recebimento do produto;

  10. Quando o estorno for confirmado, o valor cairá na sua fatura de cartão de crédito e pode demorar até duas faturas. Para compras no boleto, preencha um formulário, que será enviado por e-mail, com seus dados bancários para que seja efetuado o reembolso — e o prazo é de até cinco dias úteis.

    Caso tenha optado por trocar o produto, você deve refazer o pedido para que o vendedor faça o envio corretamente, já que a própria plataforma não faz todo o intermédio da troca propriamente dita, só da devolução.

A partir desse momento, você pode pedir reembolso de uma compra na Shopee com segurança, sabendo que atendeu a todos os requisitos solicitados.

Continua após a publicidade

Este artigo não é um publieditorial. Tem caráter unicamente informativo e não isenta o leitor quanto ao dever de tomar conhecimento e compreender a integralidade dos termos de uso do serviço mencionado na matéria jornalística aqui publicada. O Canaltech não se responsabiliza pelas condições e alterações de uso dispostas por empresas, plataformas ou agentes externos, sendo certo que a utilização de serviços de terceiros por parte dos nossos leitores ocorre exclusivamente por sua conta e risco.