Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tim Cook diz que usa ChatGPT e pede regulamentação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Junho de 2023 às 15h47

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tim Cook

O CEO da Apple, Tim Cook, admitiu usar o ChatGPT para fins pessoais. O chefão da Maçã se disse entusiasmado com a inteligência artificial e com soluções que usam o chatbot, mas defendeu a regulamentação da tecnologia.

A fala de Cook foi durante entrevista concedida para o programa Good Morning America, da rede televisiva ABC. O executivo ressaltou que a sua empresa já usa IA em vários de seus produtos, embora o público não as enxergue como tal.

Cook lembra que a Siri é um exemplo de inteligência artificial, pois compreende comandos de voz e os converte em ações. O ChatGPT faz o mesmo com entradas de texto, mas o resultado é muito superior às limitadas ações da assistente da Apple.

Continua após a publicidade

Regulamentação é necessária

Havia alguma expectativa do público sobre a demonstração de produtos de IA durante a WWDC 2023, o que não se concretizou. A conferência trouxe apenas refinamentos de recursos já existentes e poucas novidades no setor de apps.

Na entrevista, Cook se juntou ao coro de Microsoft e OpenAI nos pedidos por regulamentação das IAs generativas. Segundo ele, há grandes riscos envolvidos nessa tecnologia, como desinformação e disseminação de preconceitos.

Continua após a publicidade

“Se você olhar para o futuro, verá que é tão poderoso que as empresas precisam empregar suas próprias decisões éticas. A regulamentação terá dificuldade em acompanhar o progresso disso, porque está andando muito rápido. Então, eu acho que cabe às empresas também se regularem”, concluiu o CEO da Apple.

Apple proibiu uso do ChatGPT

Recentemente, correram notícias de que a Apple teria proibido seus funcionários de usar o ChatGPT para evitar vazamento de informações. Os trabalhadores também foram impedidos de usar o GitHub Copilot, ferramenta de auxílio em programação, porque trechos de códigos de produtos poderiam ser expostos.

Existe uma preocupação recente com o vazamento de dados de modelos de IA, porque estes são alimentados com técnica de aprendizado de máquina. Isso significa que tudo ali inserido serve para otimizar a compreensão da tecnologia, mas também fica armazenado na “memória” do chatbot.

Continua após a publicidade

Tim Cook não disse nada sobre a empresa entrar no mercado de IAs generativas. É provável que a Maçã tenha alguma carta na manga, como sugere uma lista de vagas abertas, mas não deve revelar até que o Apple Vision Pro esteja oficialmente estabelecido no mercado.