Publicidade

Samsung vai levar Galaxy AI para relógios e outros wearables

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung vai ampliar o acesso ao Galaxy AI para mais dispositivos do seu ecossistema de produtos: após liberar recursos de IA para o Galaxy Buds, a empresa anunciou em editorial que pretende levar essas ferramentas para mais wearables — o que deve incluir modelos da linha Galaxy Watch e o Galaxy Ring.

O texto foi assinado pelo Presidente e Líder Global de Mobile eXperience (MX) da fabricante, TM Roh — que inclusive conversou com o Canaltech após o lançamento do Galaxy AI. Roh pontua a “revolução” que foi integrar a IA aos celulares, o início de uma nova era mobile e a posição de liderança da linha Samsung Galaxy nisso.

A Samsung confirma que “planeja novos passos para o Galaxy AI além dos smartphones — otimizando para várias categorias de dispositivos entre vários serviços. Num futuro próximo, Galaxy wearables selecionados usarão IA para melhorar a saúde digital e habilitar uma nova era de experiências inteligentes e expandidas de saúde”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Desafios ainda existem

Apesar do cenário positivo da chegada da inteligência artificial aos aparelhos, T M Roh também menciona alguns obstáculos recorrentes no cenário. O primeiro é o treinamento dos modelos de IA, ainda suscetíveis a alucinação, combinado com as discussões sobre direitos autorais. Roh considera “crucial” que as empresas colaborem para definir as experiências de IA cuidadosamente.

Outro problema envolve a privacidade, especialmente com a presença da tecnologia nos celulares. Esse é um dos motivos pelo qual a Samsung escolheu deixar a IA híbrida, ou seja, com funções que rodam localmente no celular e outras que funcionam com base na nuvem.

Ecossistema com IA

Ainda não é possível descobrir quais dispositivos vão receber esses recursos, mas isso é um sinal de que a Samsung não mede esforços para ampliar a presença do conjunto do Galaxy AI entre os aparelhos do ecossistema. 

Os fones Galaxy Buds já foram beneficiados com a tradução em tempo real, presente na linha Galaxy S24, enquanto a assistente Bixby ganhou compatibilidade para executar algumas tarefas de IA a partir de comandos de voz. Além de introduzir os recursos de IA para celulares, a fabricante sul-coreana mostra algumas amostras de como integrá-la entre diferentes plataformas.