Poe | App permite criar seu próprio ChatGPT usando comandos de texto
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Já pensou em criar seu próprio chatbot com inteligência artificial estilo ChatGPT? O Poe é uma ferramenta que pode transformar esse desejo em realidade de forma muito fácil. Além disso, o serviço permite o acesso a três das principais IAs da atualidade em um só local para otimizar o seu tempo.
- ChatGPT inventa acusação de assédio sexual contra professor
- ChatGPT ajuda estudante a anular multa de trânsito
O Poe é um serviço da empresa Quora e, entre outras coisas, deixa o usuário criar um chatbot exclusivo combinando IAs já existentes, como ChatGPT, Claude e Dragonfly. A ideia é integrar vários comandos dessas ferramentas em um só local, o que possibilita centralizar o uso e criar personalidades diferentes para cada robô.
Você pode criar comandos prévios que podem ser enviados para robôs inteligentes, assim dá para tirar proveito das vantagens de cada tecnologia. Imagine que as respostas atuais do GPT-4 sejam melhores que o modelo defasado usado pelo ChatGPT, então você pode deixá-lo afinado para imitar alguma personalidade, se portar como uma autoridade em um assunto ou adotar uma postura mais cômica.
Como criar um chatbot no Poe?
O funcionamento é similar ao já conhecido dos usuários, baseado em comandos de texto para direcionar as ferramentas. A diferença do Poe é que as diretrizes são enviadas de maneira otimizada, assim a tecnologia se torna capaz de atendê-las melhor.
A pessoa não precisaria repetir o mesmo comando cinco ou seis vezes até a IA compreender qual é o seu exato desejo. Como o chatbot seria personalizado para uma atividade específica, a compreensão é muito mais facilitada.
Para facilitar a compreensão, vale mencionar um exemplo prático. Imagine que você quer um código em Python para criar um game, mas emite o seguinte comando para o ChatGPT: "Como criar um jogo estilo Snake em Python?". A resposta certamente será um tutorial com dicas em vez da sequência de programação efetiva. Se você configurar o bot para ser um programador, ele pode apresentar o resultado em código prontinho para ser usado porque a sua compreensão seria filtrada para esse viés.
A ferramenta pode ser acessada gratuitamente por um aplicativo iOS ou pelo site do Poe (poe.com). Para quem não tiver paciência ou habilidade de criar seu próprio chatbot, é possível navegar pelos já existentes, salvá-los nos favoritos e experimentar todas as soluções.
Chatbots para todos os estilos
Segundo o CEO do Quora, Adam D’Angelo, cada conta pode personalizar seus próprios chatbots com base nas IAs mais recentes do mercado. A ferramenta gera uma URL exclusiva de acesso (poe.com/nomedobot) para otimizar a consulta rápida.
O executivo usou seu perfil no Twitter para compartilhar alguns bots divertidos já criados pela equipe a fim de demonstrar o potencial do Poe. Há, por exemplo, um robô capaz de falar como um pirata, outro para ensinar japonês, um que cria mensagens apenas com emojis e uma solução capaz de inventar piadas.
“Esperamos que este novo recurso possa ajudar pessoas talentosas a compartilhar suas habilidades com o resto do mundo e fornecer interfaces simples para que todos possam aproveitar ao máximo a IA”, concluiu D’Angelo.
O Quora pretende oferecer feedback aos criadores dos bots sobre o modo de uso das pessoas para que eles possam melhorá-los sempre. Uma API de integração também está nos planos para as IAs possam ser incorporadas em apps ou sites.
IAs em alta no mundo
Nesta semana, descobriu-se que o ChatGPT passou o Bing e se tornou o quarto "buscador" mais usado no mundo. O chatbot da OpenAI registrou mais de 1,6 bilhão de visitantes no mundo todo em março.
Em outro rumo, funcionários do Google pediram a suspensão do Bard nesta terça-feira (11). A IA é treinada por humanos e apresentaria elevado índice de erros devido à dificuldade de ajustes.