O que é um navegador com IA e o que ele tem de diferente? Entenda
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi | •

Um navegador com IA utiliza essa tecnologia para tornar a experiência online mais dinâmica e adaptada ao usuário. Além de mostrar páginas e buscas, dá para tirar dúvidas, resumir conteúdos e realizar tarefas em uma interface conversacional sem sair da página — diferente dos chatbots tradicionais que exigem janelas separadas.
- O que garante o uso gratuito do ChatGPT, Gemini e demais IAs? 6 motivos
- Quando surgiu a inteligência artificial? Conheça a história da IA
A seguir, o Canaltech responde:
- O que é um navegador com Inteligência Artificial?
- O que muda nos navegadores com IA?
- A IA no navegador afeta sua privacidade e segurança?
- Quais navegadores têm IA?
- Como usar IA no navegador?
O que é um navegador com Inteligência Artificial?
Um navegador com Inteligência Artificial integra a tecnologia para tornar a navegação na web mais inteligente, interativa e personalizada.
Em vez de apenas exibir sites e buscas, o usuário pode recorrer a IA para tirar dúvidas, solicitar resumos ou outras ações dentro da página.
O que muda nos navegadores com IA?
A Inteligência Artificial transforma os navegadores em assistentes virtuais. Com o chatbot integrado no browser, é possível interagir com a IA sem sair da página, o que elimina a necessidade de recorrer a ferramentas externas, como acontece atualmente.
Eles conseguem entender o contexto das páginas que você visita, sugerir resumos, preencher formulários automaticamente, buscar informações por você, interpretar imagens e vídeos, e até personalizar respostas com base no seu histórico.
A IA no navegador afeta sua privacidade e segurança?
A integração de Inteligência Artificial aos navegadores pode comprometer a privacidade e a segurança dos dados do usuário quando as interações são processadas em servidores remotos.
Embora alguns navegadores processem os modelos localmente, o que limita o compartilhamento de informações, outros recorrem à nuvem e podem armazenar ou analisar dados de navegação para personalização ou melhoria dos modelos.
Por isso, é importante não compartilhar dados confidenciais com chatbots, pois existe o risco dessas informações vazarem ou serem acessadas por pessoas não autorizadas.
Quais navegadores têm IA?
Vários navegadores começaram a integrar a Inteligência Artificial para facilitar a navegação na web. A seguir, destacamos os principais:
- Google Chrome: possui integração com o Gemini, o assistente de IA do Google. Ele pode ajudar em buscas, resumos e sugestões, porém inicialmente está disponível apenas nos Estados Unidos e para os usuários dos planos Google AI Pro e AI Ultra.
- Microsoft Edge: vem com o Copilot, baseado no GPT-4, integrado à barra lateral do navegador. Ele permite conversar com páginas, gerar textos, resumos, criar planilhas no Excel e até escrever e-mails no Outlook diretamente pela IA.
- DIA: primeiro navegador de IA, que integra múltiplos modelos de IA, como ChatGPT, Gemini e Claude, e escolhe automaticamente o mais adequado para cada tarefa. Atualmente, está em fase Beta e exige convite (waitlist) para uso.
Como usar IA no navegador?
Normalmente, a IA fica disponível no canto superior da tela do navegador e você pode interagir com ele como se fosse um chatbot, mas sem precisar abrir uma nova janela.
Além dos navegadores, também há ferramentas impulsionadas por inteligência artificial para criar sites personalizados e com facilidade. A facilidade é um atrativo, principalmente, para quem não tem conhecimento de programação e deseja criar uma página para a sua empresa, por exemplo.
🛜 Crie seu site com IA e hospede com a segurança da Hostgator
Leia também:
- Como usar o Arc Search para fazer buscas com IA
- Mais de R$ 1 mil por mês: por que há planos de IA que custam uma fortuna?
- Tem risco enviar fotos nossas ao ChatGPT, Gemini e outras IAs? Entenda
VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)