Publicidade

GPT-4 criou uma versão de Pong em 60 segundos

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Fidel Forato/Canaltech
Fidel Forato/Canaltech

A tecnologia GPT-4 conseguiu criar uma versão funcional do game Pong em apenas 60 segundos. A IA sucessora do ChatGPT foi capaz de programar apenas como um comando básico: "crie um jogo estilo Pong".

Após dar a diretriz, o chatbot exibiu rapidamente comandos em HTML e em JavaScript com um código capaz de gerar o game. Aparentemente, o único erro foi a ausência do placar, mas o restante estava lá para quem quisesse brincar.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A descoberta foi feita pelo líder de design da empresa financeira Brex, Pietro Schirano, que compartilhou as imagens em seu perfil no Twitter. Ele também afirmou que conseguiu gerar uma versão funcional dos games Breakout e Asteroids, embora ambos tenham algumas falhas a mais que Pong.

No mesmo post, outros usuários começaram a brincar com a IA para desenvolver títulos do passado. Um usuário disse ter recriado Snake, o famoso jogo da cobrinha, e o quebra-cabeça Connect 4 — conhecido como Lig 4 no Brasil.

É claro que o clássico game de rebater bolinha não é nenhuma obra-prima complexa da programação, mas a descoberta reflete o poder de conhecimento da IA. Possivelmente, outros títulos clássicos poderiam ser recriados pela tecnologia se houver o devido treinamento do modelo.

GPT-4 em outro nível

O GPT-4 é o mais recente modelo linguagem conversacional da OpenAI, criadora do famoso ChatGPT, lançado na terça-feira (14). É um Large Language Model (LLM) treinado em dados que gera respostas naturais e consegue executar tarefas como compor músicas, revisar textos, criar roteiros e até descrever imagens.

A versão antiga conseguia criar alguns códigos básicos e automações, mas não se tem notícia do desenvolvimento de um game completo. As possibilidades abertas com isso são imensas, inclusive para quem é pouco familiarizado com programação.

Atualmente, o GPT-4 está disponível apenas para assinantes do ChatGPT Plus. Por outro lado, a tecnologia já é usada no serviço Bing Chat, no Duolingo — para auxiliar no aprendizado de idiomas — e no Be My Eyes — para ajudar pessoas com deficiência visual. Outras empresas também podem contratar o acesso à API para integrar o chatbot a aplicativos ou serviços da internet.

Continua após a publicidade

Se a IA conseguir produzir games funcionais e inéditos, é provável que questões sobre Direitos Autorais norteiem o debate nos próximos meses. É improvável que a tecnologia desenvolva jogos exclusivos para cada usuário, então podem surgir várias reclamações de plágio. Parece que os problemas da OpenAI só estão começando.