Chrome vai ganhar IA para criar textos em 2024
Por Felipe Demartini • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google desenvolve uma IA que vai ajudar você a escrever textos em redes sociais, blogs e outras plataformas online usando o Chrome. A tecnologia vai funcionar no próprio navegador e será capaz de compreender o contexto das publicações, além de sugerir diferentes tons e realizar edições diretas.
- 10 IAs para escrever textos para sites e redes sociais
- Google lança IA Gemini capaz de ensinar matemática e programar
O recurso foi encontrado em meio às flags do aplicativo e ainda está em desenvolvimento. Baseada em uma ferramenta de auxílio de escrita que já está disponível no Gmail e no Docs, entre outras plataformas do Google, a função será parte de um conjunto de ferramentas categorizado pelo Google como “Compose” — ou “redigir”, em português.
Quando estiver disponível, a novidade aparecerá em meio às sugestões de preenchimento ou poderá ser usada a partir do menu acessado por um clique no botão direito do mouse. Seja qual for o caminho escolhido, o usuário vai ter acesso a diferentes opções para reescrita de um texto, o que inclui mudanças no tom da fala, a adição de emojis e também hashtags relevantes.
Entre os exemplos dados pelo Google estão a produção automática de um review elogioso para um restaurante ou a criação de resumos em tópicos de um texto mais longo. Ao contrário do que acontece nos outros serviços do Google, em que o prompt do usuário é essencial, a IA para criar texto do Chrome também vai compreender o contexto a partir de uma leitura da página que está sendo acessada.
A funcionalidade é apenas mais uma para o rol de novidades em desenvolvimento para o Google Chrome. Em atualizações futuras do navegador, a IA também deve ajudar a organizar abas e preencher cadastros, customizar papeis de parede e aplicar preferências automaticamente, de acordo com o uso.
Chromebooks chegam na frente
A presença de flags relacionadas à inteligência artificial de escrita no Google Chrome indicam que um lançamento para o navegador está próximo, mas o recurso em si não é novidade. A tecnologia que ajuda o usuário a produzir textos foi revelada oficialmente em outubro junto da iniciativa Chromebook Plus, com foco na inovação e requisitos mínimos de hardware para os aparelhos da linha.
Além disso, a função gerar texto com IA com base em contexto lembra a função Smart Reply (resposta inteligente, em tradução livre) que o Google apresentou hoje para o Pixel 8 Pro.
A expectativa, de acordo com o site 9to5Google, responsável pela descoberta da novidade, é de um lançamento no começo do ano que vem. Está marcada para fevereiro de 2024 a chegada do Chrome 122, atualização do navegador que também deve trazer novos recursos de privacidade e bloqueio a anúncios.
Fonte: 9to5Google