S-GPT | ChatGPT ganha atalho para acesso rápido no iPhone
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Os dispositivos da Apple estão prestes a ganhar um atalho para acesso ao ChatGPT sem precisar abrir o navegador. Chamado Shortcuts-GPT (ou apenas S-GPT), a solução deve integrar a inteligência artificial da OpenAI em quase todos os iGadgets — iPhone, iPad, Mac e Apple Watch — para possibilitar conversas diretas.
- Como o ChatGPT mentiu para convencer um humano a trabalhar para ele
- FreedomGPT | Como é o chatbot que responde tudo sem censura
O atalho foi criado pelo desenvolvedor Federico Viticci e usa a API de integração do ChatGPT para oferecer a solução. Será possível fazer consultas à IA por qualquer um dos dispositivos a partir de uma caixa de texto na tela.
As respostas serão enviadas para o usuário como uma notificação push, assim é possível não perder qualquer interação. Segundo Viticci, não haverá limite para o tamanho da questão, mas o sistema suportará somente a entrada de textos — não é possível fazer solicitações por voz, por exemplo.
Como de costume, quanto mais você interage em uma sessão, mais refinadas ficam as respostas, pois o S-GPT mantém o contexto das dúvidas anteriores. Também é possível exportar logs completos das conversas com uma única transcrição, algo realmente útil para quem usa o chatbot na produção de conteúdo.
Ferramenta ainda precisa evoluir
Ainda que pesem as boas intenções do criador, não há como negar que o S-GPT precisa ganhar suporte à conversão de voz em texto. Usar o teclado do Apple Watch, mesmo nos modelos maiores, é bastante desconfortável, principalmente para escrever questionamentos muito grandes. Uma solução alternativa chamada Petey chegou a fazer isso de modo certeiro no relógio inteligente da Maçã.
Já para Mac e iPad, a interação pode ser muito bem-vinda. O sistema para desktops e o voltado para tablets normalmente são deixados de lado pelos programadores, então esta é uma boa notícia.
A solução de Federico é gratuita e exige uma conta vinculada à OpenAI para funcionar. Por isso, se o usuário for assinante do ChatGPT Plus, poderá usar a tecnologia GPT-4 integrada ao S-GPT. O atalho S-GPT pode ser acessado em sua página na plataforma Atalhos da Apple.
Integração do ChatGPT na Apple
O utilitário deve competir com outros rivais que já apresentam recursos semelhantes. A própria Siri pode ser conectada ao chatbot para obter respostas complexas usando comandos de voz.
O Perplexity Ask é outro exemplo de alternativa que recebeu um aplicativo para iOS na semana passada. A solução mistura chatbot com buscador e promete revolucionar as pesquisas graças à tecnologia GPT-3.5.
Uma terceira solução é baixar o navegador Edge, da Microsoft, e acessar o Bing Chat. Embora use uma tecnologia modificada, a solução tem o GPT-4 como base, a mesma usada no ChatGPT, e pode ser utilizado nos dispositivos da Apple.
Fonte: MacStories