Instalador de apps Android no Windows agora faz backup de programas

Instalador de apps Android no Windows agora faz backup de programas

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Janeiro de 2022 às 10h51
Alveni Lisboa/Canaltech

O instalador de apps de Android construído para Windows 11, WSA Tools, agora faz backups de dados e programas instalados. A versão 0.2.0 da ferramenta desenvolvida pelo programador Simone Franco consegue recuperar programas inteiros como se nunca tivessem sido excluídos do computador.

Esta adição é especialmente útil para o estado experimental do Subsistema Windows para Android (WSA), em que bugs podem rolar com frequência e a solução exigir a reinstalação do componente ou de um aplicativo específico. Com a nova função do WSA Tools, o progresso com os apps já instalados não é perdido no processo, como logins, preferências ou níveis completos em joguinhos.

O recurso do WSA Tools, na verdade, funciona de forma simples: o programa salva uma cópia da partição virtual dedicada ao WSA, armazenada no computador em formato VHDX. Restaurar esse documento recupera todos os dados de aplicativos usados no computador, incluindo os próprios programas.

Se você é um membro do programa Windows Insider e está em uma das versões experimentais com suporte para apps Android, vale dar uma chance para o WSA Tools. O download do software pode ser feito a partir da Microsoft Store, mas é bom ter cuidado com os programas falsos.

O que é WSA Tools?

O WSA Tools é um instalador alternativo de apps Android atualmente disponível para uso exclusivo testadores do Windows 11. A ferramenta permite instalar no PC qualquer app projetado para Android a partir do arquivo APK, tal qual acontece no celular.

Tal capacidade só é possível porque o Subsistema Windows para Android trabalha como uma máquina virtual integrada ao sistema operacional. Contudo, sem o WSA Tools, só é possível baixar apps via Amazon Appstore, dentro da Microsoft Store, cujo catálogo é limitado à curadoria da MS.

Fonte: Simone Franco

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.